Vale a pena abrir uma franquia?
Por Victor Palandi
Franquias são uma extensão de um negócio que é disponibilizada por franqueadores (aquelas empresas que disponibilizam as franquias) para que investidores adquiram o direito de usar determinada marca ou patente e realize a distribuição exclusiva ou parcial de produtos e serviços.
Trata-se de um mercado bastante variado do qual o investidor pode adquirir uma franquia a baixo custo e adquirir lucros altíssimos. É um negócio bastante rentável, desde que a pessoa que deseja se tornar uma franquiada opte por sistemas mais simples que dispensam grandes segredos de sucesso.
As franquias, na verdade, são a extensão de uma marca que já obteve sucesso. Esse, sem sombra de dúvida, já é um pontapé inicial e certeiro para quem deseja investir suas moedas nesse sistema de negócios. Você não precisa, por exemplo, se preocupar em investimentos com publicidade ou marketing para alavancar o seu negócio, uma vez que ele já é reconhecido.
Por conta da credibilidade de mercado já existente da marca do franqueador, é possível que o franqueado assegure diversos benefícios como, desconto em preços de produtos, prazos mais longos para pagamentos ou condições especiais em negociações. O empresário de uma franquia, conta ainda, com a vantagem de que o grande público possivelmente já conhece aquela marca do franqueador, trazendo ao negócio consumidores fidelizados.
A probabilidade de uma franquia garantir maior retorno financeiro é muito maior do que se um investidor utilizasse o mesmo capital para investir na criação de uma marca nova. O franqueado além de andar por caminhos já conhecidos, é recebido por uma grande estrutura, como treinamentos e orientações.
Resumo:
Vantagens de abrir uma franquia
Existem outras vantagens em se abrir uma franquia que valem a pena ser destacadas. São elas:
- Independência – Embora seja uma parcela de um todo, a franquia permite que ao franqueado liberdade tanto jurídica, quanto financeira;
- Facilidade – No momento da instalação da franquia, o franqueado tem total assessoria do franqueador, que o guia na escolha do ponto, na projeção da unidade e na aquisição de materiais e produtos para o negócio;
- Pesquisas e desenvolvimento – Esse custo não será do franqueado, uma vez que o franqueador fica a cargo de fornecer o custo necessário para o melhor desempenho do negócio;
- Economia – Os custos referentes a publicidade ou investimento de maquinário são divididos entre nos franqueados, que passam por um processo chamado de central de compras, onde o abatimento dos custos é inevitável, favorecendo a economia.