O século XXI está marcado pelo avanço extremamente rápido da tecnologia e de todos os campos relacionados à internet. Com isso, diversas novas profissões ganharam força, como webdesigner, problogger e Social Media. Este último em especial é um dos mais obscuros dentre todos, pois são poucas as pessoas que sabem o que eles fazem.
Graças a pouca informação, as perguntas criadas em volta da Social Media são diversas, como: “O seu trabalho é twittar?”, “Você só fica postando fotos legais no Facebook?”. Por trás disso, há muito mais, e aos poucos ela vêm ganhando força.
Diversos cursos estão sendo criados para capacitar as pessoas sobre as mídias sociais, já que não há uma graduação específica, e a cada dia surgem novos profissionais desta área.
Resumo:
3 incumbências de um Social Media
O trabalho ainda é pouco valorizado no Brasil, mas a expectativa é que a conscientização aumente cada vez mais, visto que as Redes Sociais ganham mais força a cada dia.
Se você pensa em trabalhar nesta área e tem curiosidades sobre o que eles realmente fazem, confira abaixo!
1# – Análise de Público
Um Social Media responsável por uma página no Facebook ou perfil no Twitter precisa trabalhar de acordo com o público que está inserido. Por exemplo, não adianta falar de amor e paixão em uma página majoritariamente masculina.
Além disso, há, também, a questão da idade, onde deve ocorrer uma segmentação específica para determinada faixa etária. Tudo isso é realizado e estudado por meio de gráficos, onde vê a evolução ao longo do tempo e projeta-se desafios.
2# – Disseminação de informação
Um profissional de Social Media bom é aquele que consegue disseminar informações para mais pessoas além dos “curtidores” ou seguidores. Isso é chamado de seeding.
Para tal, é muito importante que ele seja criativo, tenha bom texto e/ou domínio sobre programas de edição de imagens. Perceba que sempre há aquelas postagens com centenas de milhares de compartilhamentos no Facebook, mesmo que a página publicadora seja bem menor. O que acontece é que este conseguiu sair das fronteiras do seu produto em si e alcançou mais pessoas. Como consequência, este consegue mais visualização, “curtir” ou seguidores, logo, mais reconhecimento do trabalho.
3# – Relacionamento com fãs
Alguns casos se tornaram bastante famosos nas últimas semanas. A NetFlix e o PontoFrio conseguiram criar diversas conversas engraçadas e que ficaram bastante populares nas redes sociais. Além disso, eles mesmos brincam com o público, respondendo comentários e apimentando discussões.
Este é um dos objetivos do Social Media: criar mais engajamento a partir das relações diretas. Você reclama que suas mensagens nunca eram lidas e/ou respondidas? Agora, com o Social Media, as boas empresas são capazes de manter contato direto com os fãs e todos que estão ligados à página.
Percebe? Não basta twittar ou compartilhar fotos bonitas; é necessário saber o que está fazendo e de maneira bastante calculada. É por isso que este profissional trabalha ligado aos outros setores da empresa, pois assim conseguem ter mais harmonia e conquistar resultados ainda melhores!