Saiba tudo sobre a carreira de Técnico em Alimentos
Este curso técnico conta com uma duração média de dois anos e busca preparar os alunos para a prática de empresas no ramo alimentício.
Por Rodrigo Duarte
No curso Técnico em Alimentos temos uma oportunidade destinada para formar profissionais que são aptos para trabalhar de forma direta na produção e conservação das matérias primas da indústria de alimentos. Este é um curso que faz parte do eixo de tecnologia da Produçaõ de alimentos, um dos treze eixos de tecnologias subdivididos através do Ministério da Educação.
Resumo:
Organização de grade curricular
A organização da grade é realizada através de uma mescla de matérias, entre elas a química, biologia, bioquímica, embalagens e disciplinas que abordam desenvolvimento sustentável, normas técnicas e de segurança, bem como consciência ambiental e cooperativismo. A duração média do curso é de dois anos, e o curso tem como objetivo preparar o aluno para atuar na prática com criatividade e principalmente sociabilidade.
O que o curso proporciona aos alunos?
Este é um curso que proporciona aos alunos o contato com atividades que possam ensinar formas de otimizar as máquinas e implementos, bem como análise sensorial, controle dos insumos e produtos, controle fitossanitário, distribuição e comercialização, relacionando com o desenvolvimento das soluções de tecnologia da produção dos alimentos de ordem animal e vegetal.
O curso técnico permite uma inserção rápida do profissional no mercado de trabalho, mas não possibilita uma futura pós graduação.
O mercado de trabalho
Existem oportunidades que podem ser utilizadas em indústrias de alimentos e bebidas, bem como laboratórios, institutos de pesquisa e consultoria, órgãos de fiscalização sanitária e proteção ao consumidor, indústria de insumos para processos e produtos, empresas de armazenamento e distribuição de alimentos, padarias, supermercados, cozinhas industriais, e hospitalares, escolas, entre outras instituições que podem ser públicas ou mesmo privadas.