O profissional bacharel na área de Agroecologia, é um profissional que executa e monitora os sistemas de produção agropecuária, com foco nas práticas que não venham a agredir o meio ambiente e na sustentabilidade tanto econômica, como social e ambiental de cultura ou de criação. Desta forma é possível apoiar a transição dos modelos convencionais da agricultura, com a utilização dos defensivos agrícolas para os diversos modelos agroecológicos.
Este profissional deverá atuar para que a produção de alimentos orgânicos possa estar livre de agrotóxicos, e que a cadeia de produção possa levar em conta o sistema e trabalho e particularidades de uma região e comunidades locais.
Resumo:
O que este profissional pode fazer?
O profissional da área de agroecologia poderá atuar na área de administração, gerenciando as propriedades rurais, bem como associações e cooperativas que venham a trabalhar com agricultura sustentável, além do comércio, onde é possível cuidar da comercialização de produtos agrícolas, estes cultivados por pequenas propriedades rurais, ou que possam ter apelo ecológico como os orgânicos.
Entre outras particularidades, o profissional poderá atuar em processos de certificação dos produtos orgânicos, bem como orientar a transição da agricultura convencional para sistemas sustentáveis.
Como é o mercado de trabalho para estes profissionais?
O setor cresce em torno de 20% anualmente, onde existe um faturamento de R$ 3 bilhões de reais, existe uma estimativa de que se apresente uma nova evolução no mercado, e assim torna a área favorável para o bacharel e o tecnólogo.
Sobre o curso
O bacharelado em Agroecologia normalmente ocorre de forma integral, mesclando as aulas práticas e teóricas, onde se estuda desde zoologia, botânica e ciências florestais, até matérias orgânicas, entre outras coisas. O aluno acompanha por completo as atividades do setor agrícola no campo, e o estágio trabalho de conclusão de curso são obrigatórios, com uma duração de cinco anos em média.
Já o tecnólogo, é oferecido a partir de 3 anos.