O profissional de relações públicas tem como ponto essencial de trabalho a gestão da comunicação organizacional e a promoção de uma imagem favorável de instituições públicas ou privadas perante seus públicos de interesse- tanto internos como externos. O bacharel em relações públicas é capacitado para orientar e planejar, juntamente com a cúpula administrativa da organização, a formulação das políticas e estratégias de comunicação organizacional, a fim de criar e manter a reputação da marca da organização, propiciando uma opinião pública positiva e alcançando a fidelização de seus públicos em todos os níveis do negócio.
Para isso, ele deve ser capaz de transmitir informações e orientações sobre todos os valores, objetivos, ações, produtos e serviços que permeiam a identidade organizacional para os funcionários, clientes, consumidores, fornecedores e demais públicos de interesse da organização. Além disso, cabe a ele o planejamento e desenvolvimento de programas e instrumentos para a comunicação organizacional interna e externa, bem como a criação de programas de integração entre a organização e a comunidade e a organização de atividades promocionais.
Ademais, este profissional está apto a planejar, implantar, coordenar e avaliar programas de comunicação e de integração institucional, elaborar e aplicar pesquisas de opinião, fazer a organização de eventos dentro de um plano global de comunicação, produzir projetos em cultura, estando sempre atento ao equilíbrio entre a cultura organizacional e as novas tecnologias, valorizando e preservando as características fundantes da organização.
Outra atribuição fundamental do profissional de relações públicas é o planejamento de relações públicas de uma organização – seja ela pública ou privada – deve ter como objetivo básico a identificação dos seus públicos estratégicos e a adequação das estratégias e do discurso organizacional aos interesses dos públicos. A partir disto, são definidas e adaptadas as estratégias de comunicação específicas a cada um desses públicos, intervindo nos ruídos de comunicação existentes e viabilizando o relacionamento harmonioso entre eles e a organização, com foco principal ao fortalecimento de sua imagem organizacional como diferencial competitivo.
Com o crescimento do uso das redes sociais pelas organizações, o mercado de trabalho abre-se ainda mais a esses profissionais que podem gerenciá-las, mantendo o contato com o público, bem como administrar o gerenciamento de crises e conflitos da organização.
Para poder atuar, o estudante precisa concluir a graduação de quatro anos que inclui base de disciplinas de ciências humanas, disciplinas específicas à área e aulas práticas que contemplam fotografia, vídeo, planejamento, artes gráficas, dentre outras.