Profissões em que o inglês é indispensável
Por Redação
Apesar de não ser a língua mais falada do planeta, o inglês é conhecido mundialmente por ser o idioma universal. Ele é utilizado comumente em diversas facetas da sociedade que transcende países, como é o caso da aviação internacional em que esse idioma é de uso obrigatório.
Além de áreas tanto quanto óbvias, como na aviação e na tradução, há várias profissões em que o inglês também é simplesmente indispensável e abaixo listamos algumas delas (sem necessariamente estar em ordem de importância).
Resumo:
Marketing Digital
Este é um ramo em que o profissional precisa estar o tempo todo atento a novas tendências no mercado e a maioria das novidades chegam diretamente através do idioma inglês — empresas como Twitter, Facebook, Apple, Google e tantas outras estão localizadas nos Estados Unidos.
Além disso, o profissional do marketing digital também precisa trabalhar constantemente com ferramentas online que estão na maioria das vezes em inglês, como é o caso do mLabs.
A necessidade de entender as gírias e as palavras em inglês que cercam o mundo do marketing digital é essencial para uma alta produtividade nesse ramo e para não ficar atrás de outros profissionais que já dominam a língua.
Relações internacionais
Talvez não haja profissão em que o inglês é tão importante quanto nas relações internacionais. O profissional que trabalha nessa área precisa, constantemente, entrar em contato com pessoas de outros países e na maioria das vezes essa conversa é no idioma inglês.
A necessidade de ter o conhecimento do inglês não é o suficiente. Quem está nesse setor precisa saber pelo menos uma terceira língua, que em muitos casos é o espanhol.
Profissionais que dominam outros idiomas, como o mandarim, o francês ou o alemão, geralmente se dão ainda melhor nesse tipo de profissão.
Engenharia
O mercado da engenharia já enfrentou marés melhores e uma das maneiras de se destacar em um setor relativamente saturado é aprender outras línguas e tudo começa pelo inglês.
Além desse fato, empresas grandes do ramo na maioria das vezes demandam o inglês como uma língua necessária para se aplicar ao trabalho.
Tudo isso torna a necessidade desse idioma algo fundamental para se destacar na engenharia e tal importância varia de acordo com as ramificações dessa profissão.
Turismo
Nesta profissão, aprender o inglês é tão básico quanto a necessidade de um jornalista ter a habilidade de redigir um bom texto ou de saber manusear as redes sociais.
O profissional do turismo atua em diferentes áreas, como por exemplo nas empresas de transporte, agências de viagens, em hotéis e muito mais. Em todos esses casos, o inglês é essencial para se comunicar com pessoas de outros países.
Neste caso, além de dominar a escrita, é preciso ter um conhecimento pleno da conversação em inglês, pois em muitas ocasiões o profissional que trabalha nesse setor tem que colocar isto em prática.
Portanto, quem trabalha na área precisa investir nesse tipo de educação e não faltam opções para tal no mercado. É no foco na conversação que muitos cursos dão ênfase, como é o caso do English Live. O curso do site conta com professores especialistas em ensinar detalhadamente os pormenores da língua.
Outra maneira de aprender mais sobre a conversação do inglês é através de contato com pessoas que já moraram no exterior e, portanto, têm o domínio desse idioma. Isso faz com que você possa praticar essa língua ao conversar mesmo estando no Brasil.
Profissional de TI
Assim como o profissional que trabalha com marketing digital, quem está no ramo da tecnologia da informação precisa lidar o tempo todo com softwares e ferramentas online em que só há a disponibilidade do idioma inglês.
Nesse caso, a importância de compreender a leitura dessa língua é mais relevante do que necessariamente dominar a conversação.
Como quase tudo que envolve computadores e redes está no idioma inglês, saber interpretar esse idioma é simplesmente vital para esse tipo de profissional.
Professor acadêmico
A grande maioria dos estudos em revistas científicas são publicados em duas versões: na língua materna do pesquisador e em inglês. Dessa maneira, por exemplo, o jeito de um brasileiro entender um estudo realizado na Alemanha é através da dominação do idioma inglês.
Portanto, quem trabalha na área dos estudos acadêmicos geralmente esbarra na necessidade de entender esse idioma universal, pois eventualmente precisará de conhecer o significado das palavras para compreender o que está escrito.
Também vale citar que muitos professores acadêmicos participam de congressos internacionais em que na maioria das vezes haverá a disponibilidade do inglês como compreensão.
Esportista
Em um mundo cada vez mais globalizado, já se foi o tempo em que apenas os jogadores de futebol ganhavam oportunidade de jogar no exterior.
Atualmente, atletas de basquete, vôlei, tênis, beisebol e tantas outras modalidades recebem ofertas para jogar no exterior e as ligas localizadas nos Estados Unidos e no Reino Unido muitas vezes são uma das mais fortes do planeta.
A necessidade dominar o inglês vai além dos jogadores que vão atuar nos Estado Unidos ou no Reino Unido, pois esse idioma pode ser de ótimo uso para profissionais que vão jogar em outros países que não falam nenhum idioma derivado do latim.
Também vale mencionar que o inglês pode ser importante na hora de negociar contratos e acordos com patrocinadores.
Administrador
Falar inglês é algo básico para qualquer pessoa que forma em administração, mas o nível de dominação dessa língua pode ser um fator diferencial.
Ser fluente tanto na escrita quanto na conversação é algo fundamental nessa profissão, pois são vários os motivos dos quais o administrador precisa ter o inglês como a sua segunda língua.
Além disso, de maneira parecida como o que acontece com quem trabalha com relações exteriores, o administrador só se beneficia quando domina mais do que o português e o inglês.
Médico
Aqui dá para traçar um bom paralelo com o professor acadêmico, pois muitas vezes o médico que se aprofunda em sua determinada área especializada se depara com a necessidade de dominar o inglês.
Entender esse idioma também é vital para trabalhar fora do país e os profissionais dessa área são um dos que mais precisam viajar para o exterior no intuito de se especializar.
Portanto, em pleno 2019 quem está na área de medicina não pode se dar ao luxo de simplesmente ter um inglês básico.