Metereologista

metereologistaMuitos conhecem o metereologista como um apresentador de previsão do tempo em algum telejornal, mas sua função vai muito além disso. Para atuar nesta área, o estudante deve gostar e entender bastante de matérias como física e matemática. O curso indicado para quem quer seguir esta área, é Bacharelado em Meteorologia.

Mercado de trabalho

Esta é uma recente área interdisciplinar com oportunidades para profissionais e pesquisadores. No Brasil é uma atividade em desenvolvimento e oferece possibilidades de emprego em instituições privadas e governamentais.

Atividades de um metereologista

Dia Mundial do Meteorologista

A data de 23 de março foi escolhida como o Dia Mundial do Meteorologista por ser a data de fundação da Organização Mundial de Meteorologia (WMO) da ONU, em 23 de março de 1950. A Organização, que tem sede em Genebra, na Suíça, trabalha como facilitadora mundial, estabelecendo por exemplo as bases das contribuições da Meteorologia para a conservação dos recursos hídricos do planeta, para a identificação das causas e para o combate à desertificação, nas causas das mudanças climáticas, no manejo das reservas hídricas das megacidades e regiões agrícolas, alguns dos principais problemas que estão afetando a vida do planeta.

Remuneração

Segundo o CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) o salário médio inicial de um metereologista, trabalhando 6 horas diariamente é de R$ 3.270,00

Pela Web

Sair da versão mobile