Internet Marketer
Por Victor Palandi
Com as novas mídias e o marketing digital, um profissional que tem sua importância reforçada nos últimos tempos é o de Web Marketer. Esse responsável por propagar marcas, produtos, serviços e afins em mídias sociais tem de lidar com diversos elementos para cumprir seu objetivo – que é o de propagar a marca, tornando a conhecida entre seu público-alvo – de maneira satisfatória.
Algumas das funções de um web marketer envolvem a análise, coleta, medição e, consequentemente, produção de relatórios, relativos a informações e estatísticas de navegação e interação entre usuários da internet. Tudo isso, visando uma melhor compreensão, aperfeiçoamento e otimização das estratégias de marketing referentes a um case específico.
Para esse trabalho é muito importante que se divulgue em sites de mecanismos de busca, por exemplo. Afinal, tais páginas correspondem a cerca de um quarto de tudo o que pode ser encontrado na internet. Assim, serão gerados melhores resultados de visita em sites. Exatamente por essa razão é que profissionais de web marketing fazem esse tipo de cadastro nos sites de busca. Uma observação importante: há uma área específica que contempla esse tipo de otimização, que é a de SEO – Search Engine Optmization, ou Otimização de Mecanismo de Busca.
É interessante que o cadastro seja feito em diversos sites de pesquisa, porque cada robô de busca tem um tipo de protocolo e acaba encontrando elementos distintos, o que pode beneficiar uma estratégia de marketing.
As ações empregadas por web marketers podem ser divididas sob duas grandes categorias: as ativas e as receptivas. As primeiras tratando de atividades ou projetos que são realizados para fazer com que toda a atenção de clientes possa se voltar para a marca, fazendo uso de tipos de comunicação mais específicos de relacionamento empresa-cliente. As receptivas são próprias para o ambiente digital e todo o direcionamento do usuário.
Há diversos tipos de ferramentas às quais o web marketer pode lançar mão, com a finalidade de conseguir fazer um bom marketing digital. São as principais:
- Websites institucionais – falando da empresa, sua missão história e explicando o serviço prestado;
- Hotsites – páginas temporárias ou promocionais, criadas para finalidades específicas;
- SEM – Search Engine Marketing, Marketing de Ferramentas de Busca – por meio de ações que fazem uso de links patrocinados;
- Marketing via email;
- Marketing via celular;
- Marketing via redes sociais – Facebook, Twitter, Orkut, LinkedIn entre muitas outras;
- Aplicação do conceito de Web 2.0 e instrumentos colaborativos em geral, como é o caso de videologs, fotologs, fóruns de discussão, blogs, entre outros.
Entre as maiores vantagens do trabalho de um web marketer estão as seguintes:
- Aumento de visitas ao website da marca;
- Crescimento de visualizações de página – pageviews;
- Ampliação do número de assinaturas –subscriptions;
- Vendas ascendentes;
- Conversão cotidiana de parceiros e clientes;
- Maior duração média da visita e tempo gasto na página;
- Modificação do perfil de bounce rate – que é, nada mais, nada menos, a média de pessoas que visitam uma página única no site e saem logo, em comparação ao número total de visitantes do site; entre outros dados extremamente positivos.