Para se tornar um Headhunter, é necessário ter alguns requisitos básicos, entre eles ser bastante comunicativo, conhecer bem o mercado de trabalho, redes sociais, e ter facilidade em lidar com pessoas. Ele tem como habilidades ainda a persistência, a sensibilidade, a criatividade e o feeling para o mercado em que atua.
Resumo:
Características profissionais
Conheça algumas características deste profissional:
- capacidade de observação
- dinamismo
- habilidade para lidar com as pessoas
- visão de projeto
- facilidade para tomar decisões
- capacidade de negociação
- obstinação
- disciplina
- flexibilidade
- compreensão
- habilidade para contratações
- capacidade de analisar as pessoas
- gosto pela psicologia humana
- persistência
- capacidade de diagnóstico
- capacidade de análise das necessidades e das formas de supri-las
Diferença entre headhunter e recrutador de RH
Apesar de terem funções quase idênticas, existem algumas diferenças entre esses dois profissionais, o headhunter, por exemplo, não tem formação específica em RH, mas tem muito conhecimento técnico e experiência na área. Já o profissional de recursos humanos, é formado na área.
Formação
Um headhunter não tem formação específica para exercer a profissão, ele pode ser especialista em diversas áreas, mas tem de ter muitos contatos, e conhecimentos em gestão de pessoas, além de uma visão ampla de mercado, além de experiência ampla em cargos altos na área de gestão.
Este profissional trabalha diretamente para empresas, portanto fique atento a profissionais que vendam seus serviços à pessoas físicas. O trabalho de um headhunter é sério e de responsabilidades com a empresa contratante e nenhum headhunter cobra valor de pessoa física, apenas da empresa contratante de seus serviços.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para este profissional ainda é bastante pequeno, o seu trabalho consiste em selecionar candidatos a cargos de alto escalão, profissionais do ramo executivo e de recursos humanos se tornam headhunters somente depois de algum tempo no mercado de trabalho banco de currículos extenso, além de um círculo de relações profissionais que ajude a selecionar somente os melhores talentos de cada área.
O headhunter pode atuar em algumas áreas, entre elas:
Consultoria: Prestando serviço na área de contratação, elaborando perfil que seja de acordo com a vaga.
Pré-seleção: Auxiliar o empregador na pré-seleção, destacando suas características e desenvolvendo-as para as vagas. Além de participar de entrevistas para conhecer melhor os candidatos à vaga.
Remuneração
A remuneração do headhunter vai depender do seu desempenho. Os que trabalham fixo em uma empresa costumam ter um salário ou um percentual sobre a remuneração anual da vaga, que costuma ser de 2%0 a 50%.