Gastronomia
Por Victor Palandi
Esse curso é exclusivo para quem possui dotes culinários, ou para quem aprecia a arte de cozinhar. O número de pessoas que se interessam em se especializar nessa área cresce a cada dia, afinal é uma área requisitada.
Observamos diariamente grandes chefes de cozinha se vangloriando da fama, escrevendo best-sellers ou participando da mídia em geral.
Uma profissão que gera um bom lucro, pois um dos hobbys da população contemporânea é sair para comer, e quanto mais inovador o segmento, mais rendimento trará.
Resumo:
Como é o curso de Gastronomia?
O curso não possui apenas matérias práticas. Com o rendimento de 2 á 4 anos, quem cursa gastronomia passará por matérias que englobam filosofia, ética, marketing, atendimento, planejamento de cardápio, harmonização, enologia, nutrição, idiomas, entre outros.
Para quem pensa que gastronomia é só aprender a cozinhar, está enganado. Esse curso te prepara para ter uma postura diante dos clientes, de funcionários e diante dos alimentos e bebidas, pois eles não vão ser observados apenas como algo que vá proporcionar a satisfação alimentícia das pessoas, e sim uma apreciação em conjunto.
Onde fazer o curso de Gastronomia?
Existem faculdades e universidades que possuem o curso e alguns lugares que possuem são exclusivamente para o curso. Conheça alguns deles:
- Senac – http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?template=971.dwt&testeira=996&theme=101&type=NONE&unit=NONE
- Anhanguera – http://www.anhanguera.com/graduacao/cursos/superior-de-tecnologia-em-gastronomia.php
- Anhembi Morumbi – http://portal.anhembi.br/estude-aqui/graduacao/cursos/curso-superior-de-tecnologia-em-gastronomia/
- Estácio – http://estaciogastronomia.com.br
- Cruzeiro do Sul: http://www.cruzeirodosul.edu.br/graduacao/curso/gastronomia/
- Laurent Suaudeau – http://www.laurent.com.br/home/pag.php?id=12
- Iga – https://www.iga-la.com
Onde o profissional pode trabalhar?
O profissional de gastronomia tem um amplo leque de possibilidades que vai além de chef de cozinha. O ramo gastronômico cresce ao menos 10% a cada ano, segundo o Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes). Confira uma lista de possibilidades de trabalho no mercado:
- Confeitaria
- Panificações
- Restaurantes comerciais
- Navios
- Hotéis
- Hospitais
- Segurança alimentar
- Bares
- Bufês
- Consultor
- Trabalhos independentes
Mercado de trabalho para o profissional
Como já falamos, as possibilidades para quem trabalha com gastronomia é extensa, porém, como em qualquer outra profissão não existe milagres. É importante que um bom profissional exerça todas as funções para se chegar á um cargo reconhecido ou de confiança, assim, poderá adquirir uma grande experiência.
Normalmente o profissional gastronômico inicia seu ciclo trabalhando como ajudante de cozinha, onde ele aprende como funciona desde a organização e limpeza do ambiente, como ao trabalho mais pesado. Após pode se passar para auxiliar, onde prepara pratos mais fáceis como caldos, sopas, saladas, limpando e desossando carnes.
O próximo passo é se tornar cozinheiro, o qual o profissional se torna responsável pela finalização de pratos. É um cargo importante, que exige experiência, porém ainda não é o responsável pela criação, e sim pela execução.
Quem é o profissional responsável pela criação de pratos, definições, coordena setores é o chef de cozinha, que trabalha junto com um subchefe, que caso aconteça qualquer problema, pode assim substitui-lo.
O salario de quem trabalha nessa área pode variar em média de R$ 500 á R$ 7.000 ou mais, dependendo de sua função. O salario também pode variar de acordo com o porto do estabelecimento, a cidade e a experiência profissional.