Além de ser uma ciência, a farmácia é um estabelecimento um local de trabalho de profissionais chamados farmacêuticos. Estima-se que existem mais de 50.000 farmácias no Brasil e que ele está entre os 5 (cinco) maiores consumidores de medicamentos do mundo.
Existem dois termos utilizados este tipo de estabelecimento: Farmácia e Drogaria.
A Farmácia vende tantos os medicamentos industrializados, quanto aos de manipulação, já a Drogaria, só pode vender medicamentos industrializados.
A profissão de Farmácia uma das mais antigas da humanidade, os primeiros medicamentos a serem produzidos aqui no Brasil foram através dos povoadores, aventureiros e colonos deixados por
Martim Afonso que tiveram de procurar na natureza recursos para curar ferimentos e picadas de inseto.
Para combater a agressividade do ambiente, e a hostilidade de algumas tribos indígenas os primeiros europeus tiveram de contornar a adversidade com amabilidade, e com isso foram aprendendo com os pajés a preparar os remédios da terra para tratar seus próprios males.
Resumo:
O Farmacêutico
A principal função do farmacêutico é estudar todos os tipos de medicamentos e analisar sua reação nos seres vivos. Além de ajudar a desenvolver produtos químicos e cosméticos, realiza testes em laboratórios, análises clinicas toxicológicas, fisioquímicas e biológicas.
Formação
Para se tornar um profissional farmacêutico, a pessoa tem de escolher a área de biológicas e se graduar em Farmácia, o curso tem duração de 4 (quarto) anos sendo sua grade curricular baseada em:
- Anatomia
- Biologia
- Química Geral e Inorgânica
- Química Orgânica
- Química Analítica
- Botânica
- Parasitologia e Patologia
- Microbiologia e Imunologia
- Físico-Quimica
- Farmacodinâmica
Mercado de Trabalho
Os principais cargos que os farmacêuticos podem atuar são:
- Drogarias
- Hospitais
- Clínicas e Laboratórios Farmacêuticos.
Salário
O salário do farmacêutico é em média R$ 1984,00.