Espanha terá visto para nômades digitais
Novidade está prevista para começar a valer a partir de janeiro de 2023.
Por Rodrigo Duarte
Viajar por diversos países trabalhando remotamente é o sonho de muitas pessoas, e também já se tornou realidade. Todas as mudanças que a tecnologia acabou trazendo para o mercado de trabalho de uma forma geral acabou proporcionando uma série de oportunidades para quem não quer ficar preso em um lugar.
E muitos países estão se preparando melhor para receber essas pessoas que são conhecidas como nômades digitais. A Espanha, por exemplo, a partir de janeiro de 2023, terá um visto especial para pessoas que pretendem passar um tempo morando e trabalhando no local, mas de forma remota.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela imprensa do pais, a novidade faz parte da Lei das Startups, que traz um conjunto de medidas para criação de um ecossistema para empresas de base tecnológica, e foi ratificado pelo Congresso na semana passada. O principal objetivo do visto é atrair talentos para dentro do país.
Com este visto, as pessoas poderão morar na Espanha e trabalhar no seu próprio negócio ou para companhias estrangeiras. Além disso, este visto também vai dispensar, nestes casos, o visto tradicional de trabalho que é oferecido pelo governo. A validade do visto para nômades digitais será de um ano, com a possibilidade de renovação por mais dois anos.
As pessoas que já possuem passaporte da União Europeia ou nascidos em países no chamado Espaço Schengen, em que não há controle de fronteiras internas, já podem trabalhar na Espanha por até seis meses, sem necessidade de registro oficial.