Uma dúvida bastante comum entre as pessoas que estão visando os cursos de nível superior na área de saúde é a diferença entre medicina e biomedicina.
O curso de medicina talvez seja um dos mais populares e conhecidos no mundo inteiro, também um dos mais tradicionais, e tem como principal objetivo a formação de médicos das mais variadas especialidades. De uma forma geral, a medicina tem como principal objetivo a manutenção ou a restauração da saúde das pessoas.
Os profissionais que se formam no curso de medicina atuam em contato direto com os pacientes, visando prevenir ou tratar as suas enfermidades. Além disso, somente os médicos podem diagnosticar doenças, realizar cirurgias, pedir exames e prescrever os medicamentos.
São atribuições muito diferentes daquelas dos profissionais que se formam no curso de biomedicina. Apesar de ser uma área que também possui foco na saúde, ela vem através do estudo e da pesquisa. Os biomédicos identificam e analisam microrganismos causadores de patologias humanas e, assim, podem desenvolver vacinas e remédios. Em geral, esses profissionais não lidam diretamente com pacientes e têm como ambiente mais comum de trabalho o laboratório.
Os biomédicos atuam em áreas como a de análises clínicas, realizando exames de sangue e outros fluidos e assinando os respectivos laudos; perícia criminal, fazendo a análise forense de material biológico encontrado em cenas de crime; reprodução humana, manipulando gametas; entre várias outras.
Portanto, se o estudante pensa em trabalhar diretamente com os procedimentos que são realizados em pacientes, o ideal é fazer o curso de medicina. Além disso, este curso também habilita as pessoas a atenderem as pessoas nos mais variados locais, como hospitais, clínicas e afins.
Já aqueles estudantes que pensam seguir uma carreira na área da saúde mas focado na pesquisa ou na tecnologia que costuma ser utilizada pelos médicos, então o curso de biomedicina é o mais recomendado.