Dicas para ser um profissional inovador
Os novos desafios pedem por novas ideias, e especialistas no assunto dão alguns conselhos importantes para quem quer inovar.
Por Rodrigo Duarte
Inovar é sempre encontrar soluções estratégicas para a empresa antes que os problemas possam aparecer, desta forma o negócio poderá se manter competitivo.
Na prática, o ato de inovar poderá representar um aumento de faturamento substancial, acesso a novos mercados, a ampliação de margens de lucro, entre diversos outros benefícios.
Inovação é algo constante, e as empresas estão desde sempre buscando por novidades, a maior questão está porém em como esta ação era vista no passado e como ela é vista atualmente. A inovação estava voltada somente para fora, em novos produtos e novos negócios.
Não temos atualmente um total controle de resultados, e uma consequência de que uma ação poderá gerar, por isso, se propor a inovar é justamente um convite para ocupar um lugar que seja relacionado a vulnerabilidade, o lugar onde pode dar tudo errado, mas ainda o lugar onde pode dar tudo certo. O ato de testar, ajustar e experimentar devem fazer parte do processo de inovação.
Resumo:
Confira algumas dicas para se tornar um profissional inovador no seu mercado
Se você quiser ser um profissional inovador, é interessante seguir algumas dicas, entre algumas delas que daremos em seguida.
Para começar, não tenha pressa, a maturação de uma ideia poderá levar bastante tempo.
O nascimento de uma nova ideia deve acontecer quando rejeitamos ou ainda reaproveitamos ideias antigas em novas combinações.
Procure se permitir perder o foco de vez em quando e reserve inclusive um tempo em sua agenda para inovar. Todas as ideias gostam de uma boa dose de dispersão.
É fundamental aprender que um erro deverá servir para adubar o terreno onde as novas ideias poderão surgir.
Anote tudo o que inspirar você sem compromisso algum, além disto, não se contente com a primeira resposta, procure tentar encontrar mais de uma solução para cada questão.