Tanto o sucesso como a crise são as duas palavras que parecem não combinar em diversas coisas. Em contrapartida, tudo depende bastante, ao mesmo tempo que fecha as portas para uns, a situação ruim da economia poderá abrir novas oportunidades para outras pessoas.
Existe uma necessidade de enxugar as despesas, o que faz que a maioria das pessoas procurem por maior flexibilidade nas contratações e busquem menos funcionários para trabalho integral. A partir disto espaço para empresas que buscam profissionais como freelancer.
O grande segredo para contar com este tipo de trabalho é zelar por sua reputação, a credibilidade acima de tudo é o maior recurso de um profissional freelancer, seja com ou sem crises de economia.
Confira algumas dicas para se tornar um freelancer de sucesso.
Resumo:
Entenda os preços mínimos a serem cobrados
Em momentos de crise, a maioria dos profissionais acabam por reduzir de maneira drástica preços para atrair os clientes e ainda derrotar a concorrência. Esta é uma tática que poderá até mesmo funcionar em curto prazo, mas ao final das contas deverá dar errado, você irá acabar com muito trabalho e pouco dinheiro.
Entenda seus limites, isto poderá fazer toda a diferença, já que o trabalho em excesso com pouca qualidade pode gerar irritação no cliente e comprometer a sua reputação.
Mostre sempre muito interesse por seu trabalho
Este é um dos maiores segredos de um freelancer bem sucedido, a capacidade de contar com uma rotina organizada e principalmente disciplinada. Tudo isto é muito importante nos tempos de crise quando a carga de trabalho aumentar e os prazos começarem a ficar apertados.
Invista em uma gestão estratégica de seu tempo, isto é fundamental para que você não viva correndo atrás do relógio e nem mesmo se torne um escravo das suas obrigações. A partir de uma agenda equilibrada você não precisa deixar o lazer, o descanso e de conviver com as pessoas queridas para você.