O coronavírus está obrigando milhões de pessoas a ficarem nas suas casas. A grande maioria dos serviços relacionados aos estudos acabaram sendo cancelados ou suspensos. Com isso, os estudantes estão com muito tempo disponível. Mas nem por isso é preciso suspender completamente as atividades relacionadas ao aprendizado.
Confira algumas dicas para quem está de quarentena na sua casa e deseja estudar:
Resumo:
Comece criando um cronograma de estudos
Um dos primeiros pontos que precisam ser levados em consideração é a organização dos estudos de uma forma geral. O ideal é que as pessoas criem cronogramas de estudos que vão permitir com que sejam criados objetivos e organizados programas que podem ser seguidos ao longo dos dias em casa.
Tente manter horários fixos
A flexibilidade de horários que as atividades em casa oferecem pode acabar se tornando um dos grandes vilões em termos de produtividade. Por isso, é fundamental que as pessoas consigam manter horários fixos de estudo. Por exemplo, se você tem das 13h às 14h para estudar, tente estudar todos os dias neste mesmo horário. Isso te ajuda a criar rotina, a incorporar esta nova atividade ao seu cotidiano.
Desconecte-se
Mesmo que a tecnologia acabe se tornando uma grande aliada das pessoas que pretendem estudar em casa, é importante tentar evitar excessos, como ficar disponível para conversas pelo celular ou acabar se perdendo nos diferentes conteúdos que podem ser encontrados na web. Também é interessante avisar os familiares ou outras pessoas que moram na mesma casa para que respeitem estes horários e não tirem sua atenção.
Mantenha um espaço fixo de estudos
Estudar sempre no mesmo local também ajuda a criar um ambiente e definir uma rotina. O ideal é escolher um local que não tenha muita circulação de pessoas e possa ser mantido o silencio. Também é importante ser um local que tenha uma mesa que possa servir apenas para essa atividade.
Busque ajuda
Sempre que ficar com dúvidas sobre um determinado conteúdo, busque ajuda ou maiores explicações. Hoje em dia as ferramentas de comunicação podem ser utilizadas para este tipo de esclarecimento de uma forma muito simples e fácil. Além disso, existem fóruns e outros serviços nos quais as pessoas podem acabar buscando ajuda da própria comunidade.