Radiologista
Por joice
, atualizado em
Radiologia é uma ciência que estuda a parte interna do corpo através do uso de radiações e isso acaba gerando uma imagem. Mas, a técnica de imagens por raios-x para descobrir doenças e fazer tratamentos não é a única, existe também a ultrassonografia, a ressonância magnética nuclear, a mamografia e equipamentos de tomografia computadoriza que chegaram para contribuir na busca de tratamentos e soluções na saúde.
Para ser um profissional especializado em radiologia, é necessário primeiramente gostar de medicina, de lidar com pessoas e de estudar muito, porque a profissão exige anos de dedicação. Além disso, existem algumas características desejáveis, como:
- capacidade de lidar com enfermidades graves
- capacidade de pensar e agir sob pressão
- interesse pela ciência e pelo corpo humano
- paciência
- discrição
- equilíbrio emocional
- espírito solidário
- constante atualização
- domínio da tecnologia de todos os equipamentos utilizados
- conhecer a legislação sobre Proteção Radiológica
Formação
Para ser um profissional desta área é necessário primeiro estudar Medicina e depois fazer uma especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, este curso deve ser reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina. Depois vem a residência um programa que deve oferecer o mínimo de três anos de educação supervisionada por profissionais altamente qualificados (incluindo férias e períodos de congressos) nos campos de Radiologia ou Diagnóstico por Imagem.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para essa área é bastante amplo, o médico radiologista é apto atuar nas seguintes funções:
- Radiologia médica
- Radiologia médico-veterinária
- Radiologia odontológica
- Radiologia industrial
- Irradiação de alimentos
- Radiologia ambiental
- Radiologia científica
Salário
O salário médio inicial do profissional em radiologia varia conforme a região de atuação e o porte da empresa contratante. Em torno de R$ 1.200,00.
Que tal fazer cursos grátis nessa área?