No dia do fotografo conheça o que é fotografia, e quais são as principais características e o que é necessário para se tornar um ótimo profissional e ter sucesso no mercado de trabalho.
O que é fotografia?
Fotografia é a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-a em uma superfície sensível. A invenção da fotografia é fruto do trabalho de muitas pessoas, pesquisas que avançaram na história da humanidade chegando ao que conhecemos hoje. Portanto, o invento da fotografia não é atribuído a uma só pessoa.
O profissional
O profissional que atua com fotografia utiliza técnicas de iluminação e enquadramento para captar imagens que transmitam a mensagem que ele quer passar.
O fotógrafo pode trabalhar na área jornalística, documentando fatos ou na área comercial, fotografando produtos e modelos para anúncios de outdoor ou publicações em revistas, jornais e sites. O setor de fotografias está avançando cada vez mais em sua tecnologia e o profissional precisa estar atento para todas as mudanças.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho em que atua o fotógrafo é muito concorrido, no entanto, sempre há espaço para os profissionais mais qualificados, pois o próprio mercado sempre cria vagas, sobretudo na publicitária. Jornais e revistas também necessitam de uma equipe de fotógrafos contratados, pois precisam deles o tempo todo.
Outra possibilidade é trabalhar como fotógrafo social, registrando casamentos, festas e eventos ou ainda trabalhar como prestador de serviços para empresas jornalísticas, editoras de livros e agências de publicidade.
O fotógrafo também pode atuar na edição e manipulação de imagens com ajuda de softwares de computadores. Em época de eleições, o profissional pode atuar realizando a cobertura fotográfica da campanha dos candidatos.
Salário
O salário médio inicial de um fotógrafo é R$ 1.500, mas depende da área. Há profissionais que recebem por trabalho realizado, que pode chegar a R$ 400 por uma saída de três horas.
Que tal fazer cursos grátis nessa área?