Foi-se o tempo que desenhar era brincadeira de criança e tarefa de primário, atualmente existem profissionais especializados nesta área e que vivem muito bem, são os desenhistas. Para seguir essa área, é necessário gostar muito e desenhar bastante, além de ter boa interpretação de texto, pois este profissional muitas vezes tem de desenhar baseado em conteúdos escritos.
O desenhista também é responsável por interpretar, através do desenhos, ilustrar textos e conceitos que sejam complicados de serem descritos através do texto, é ai que este profissional entra em ação.
O desenhista também cuida da imagem de cartões de visitas, capas de livros e revistas, gibis, revistas infantis, propagandas. Existem duas categorias para este profissional, aquele que trabalha com lápis, aerógrafo e tinta e aqueles que fazem seus desenhos em computadores.
Resumo:
Formação
Não existe uma formação especifica para exercer a profissão, algumas pessoas se formam em Design e seguem essa área de desenho, outras buscam cursos profissionalizantes sobre isso, e há aqueles que trabalham por conta, e usam o prórpio talento para ganhar dinheiro.
Mercado de Trabalho
Esse profissional tem a opção de trabalhar como freelancer, ou ser contratado por agencias de publicidade, jornais e etc. Além disso, o mercado está dividido entre:
-
Desenhista Industrial
-
Desenhista Industrial
-
Desenhista de Editorial
-
Desenhista de Cartografia
-
Desenhista Mecânico
-
Desenhista de Arquitetura
-
Desenhista Têxtil
Remuneração
O salário de um desenhista, varia de cidade e tipo de cargo, mas a média para um iniciante sé de R$ 1.000,00.
É muito importante pesquisar bastante as áreas que deseja seguir. Para que no futuro não se arrependa. Pesquise, busque, vá a encontros com profissionais da área e leia muito.