Demissão: Saiba como pedir e manter as portas abertas
Momento é delicado e deve ser feito com sabedoria, especialmente pelos jovens que estão iniciando sua carreira profissional.
Por Rodrigo Duarte
Um dos grandes desafios dos jovens que estão começando sua jornada no mercado de trabalho é justamente conseguir aquela oportunidade que será a sua primeira. Mas, depois de um tempo, pode ser que o jovem queira tentar outras oportunidades, e chega a hora de pedir demissão.
Este é um momento delicado e que deve ser executado com calma e sabedoria. São muitos os casos de pessoas que simplesmente, na emoção de sair de um emprego que possa não estar lhe fazendo muito feliz, acabe causando uma má impressão e fechando portas que podem ser importantes no futuro.
É importante lembrar sempre que o mercado de trabalho é mais conectado do que os jovens podem imaginar. Especialmente em determinadas áreas, causar uma má impressão na empresa que a pessoa está saindo pode atrapalhar futuras contratações. Portanto, é importante sair da forma correta.
Confira algumas dicas para pedir demissão sem queimar o filme:
Resumo:
Procedimentos internos
Antes de mais nada, é fundamental que as pessoas verifiquem quais são os procedimentos internos que devem ser seguidos para a saída. Este tipo de informação pode ser obtida, quase sempre, no setor de RH da companhia, ou com a pessoa responsável por este tipo de atividade.
Comunicação clara e sincera
É fundamental que a pessoa que esteja pedindo demissão seja clara e sincera sobre os motivos que estão levando ela a sair do emprego. Essa comunicação, na maioria dos casos, antes de ser feita ao RH deve passar ao gestor imediato. Além disso, é sempre importante fazer este tipo de anuncio com uma certa antecedência. Pelo menos duas semanas é o tempo recomendado pela maioria dos especialistas no assunto.
Não discuta a relação
O momento do pedido de demissão não é mais a hora de discutir a relação, independentemente do que tenha acontecido. Isso deve ser feito antes. Além disso, evite entrar em discussões, mesmo que o chefe não receba de bom grado a notícia da demissão.
Não deixe desandar
Os últimos dias em uma empresa são tão importantes quanto os primeiros. Portanto, cumpra seus horários e atividades normalmente. Colocar-se a disposição para treinar ou ajudar seu substituto também é sempre visto com bons olhos.