A USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) são duas instituições de ensino reconhecidas pela sua excelência.  Além de oferecer cursos superiores nas suas sedes, tanto no formato presencial quanto no formato EaD, acessado a partir dos processos seletivos, as universidades também contam com algumas opções de cursos livres muito interessantes.

Conheça algumas opções de cursos da USP e da Unicamp disponíveis online e gratuitos

Os cursos são iniciativas que visam a inclusão digital e a ampliação da capacitação das pessoas, não apenas através dos cursos tradicionais, mas também através de programas educacionais que consigam oferecer aos alunos essa visão mais abrangente sobre determinados temas.

Estes programas de ensino são pensados no formato EaD, oferecendo conteúdos dinâmicos, pensados justamente para as pessoas que estudam das suas casas, incluindo videoaulas, atividades interativas e também avaliações. Na maioria dos casos os cursos são inteiramente gratuitos, e em alguns casos os alunos pagam apenas pela emissão do certificado.

Confira algumas opções:

Marketing Digital (USP)

Esse é um curso gratuito que tem como principal objetivo oferecer uma introdução ao Marketing Digital para quem está começando no tema. Ele também pode ser interessante para quem já trabalhar no segmento mas deseja ampliar seus conhecimentos. O curso é composto por 5 módulos, incluindo uma explicação de marketing digital, SEO e Facebook Ads, Email Marketing, dentre outros.

Probabilidade e Estatística (USP)

Um curso gratuito que passa por diversos assuntos importantes dentro deste tema, incluindo explicações sobre probabilidades, teoremas, funções, parâmetros, e outros. O curso conta com uma duração de cerca de 9h e os estudantes que concluírem o curso também ganham um certificado digital.

Pensamento Crítico, Lógica e Argumentação (Unicamp)

Curso de nível básico, com cerca de 25 horas de conteúdo que vai ajudar os alunos a compreender o pensamento como um processo linguístico, identificar e avaliar premissas, argumentos, crenças e evidências, e outros temas relacionados ao assunto. As áreas que são exploradas ao longo do curso são as de argumentação, lógica, retórica, raciocínio e pensamento crítico.

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android (Unicamp)

Curso da área da tecnologia que pode servir como introdução para quem deseja começar a desenvolver aplicativos para o Android. O curso é considerado como de nível intermediário, pois exige um conhecimento inicial em programação. Mas a trilha pode ser seguida pro quem não está inserido já neste mundo do desenvolvimento.