Conflitos nas Empresas

Desde que surgiu o ser humano, existem vários conflitos em sua vida, seja pessoal ou profissional. Conforme o homem desenvolveu-se cultural e tecnologicamente, os conflitos também foram mudando não só quanto à intensidade, magnitude, mas também quanto aos números de envolvidos. É importante destacar que não se deve desconsiderar, a época e o local onde ocorrem, pois são fatores que influenciam.

Mas para que uma pessoa saiba superar os conflitos, é necessário que ela saiba lidar com eles, o que implica saber gerenciá-los. Embora muitas pessoas não saibam como administrá-los, independente das formas que o envolvam. E para conseguir gerir uma situação conflituosa, é preciso ter um certo feeling (sensibilidade; maneira de sentir uma situação), entretanto, em alguns momentos não será por si só, suficiente para alcançar um resultado eficiente e eficaz e, que atenda a todas as partes envolvidas.

A gestão de pessoas é uma arte, e cabe ao gestor de Recursos Humanos que tem aptidão (disposição inata ou, ainda, capacidade ou habilidade resultante de conhecimentos adquiridos), gerenciar esses conflitos na empresa, entre outras tarefas que terá que desempenhar em seu dia a dia. É importante destacar que nos dias de hoje a tal é exigida em qualquer profissão, pois muitas empresas já extinguiram a área de Recursos Humanos ou a transformaram em uma área com abordagem estratégica, o que acarreta aos responsáveis pelas diversas áreas da empresa saberem gerenciar os conflitos que ocorrem com sua equipe. Vale ressaltar também, que o setor de atuação, tamanho da empresa, tipo de gestão, objetivos organizacionais, missão, valores, estrutura organizacional, estratégias implementadas, entre outros fatores, podem influenciar um conflito.

A gestão de conflitos só tende a crescer de importância dentro das organizações contemporâneas, tendo em vista a importância, cada vez maior, dada às pessoas que nelas trabalham. Já que um dos fatos gerenciais atuais consiste no fato das pessoas constituírem um diferencial entre as empresas, os conflitos que as envolvem passam a ser um problema, uma vez que podem reduzir a produtividade e consequentemente afetando a lucratividade da instituição.

Dica de como gerenciar conflitos:

Quando se estiver administrando um conflito, é de suma importância que antes de qualquer decisão se investigue os fatos ocorridos, o histórico das pessoas envolvidas, como o tempo em que os envolvidos no conflito trabalham na organização. Importante destacar também a importância de se empregar a empatia, ou seja, tendência para sentir o que sente a pessoa na dada situação e circunstancia; considerar os valores da organização; etc. Tudo isso, para que não haja injustiça e o conflito tenha um final satisfatório para todos os envolvidos. Nesta administração de conflitos, é importante identificar se os envolvidos trabalham em um grupo ou em uma equipe, já que existem diferenças entre as mesmas. Uma equipe tem um objetivo em comum, alem de possuir um numero menor de pessoas. Seus envolvidos, necessariamente, devem possuir algumas qualidades; disposição para compartilhar oportunidades e reconhecimentos; alem de comunicarem-se de forma aberta e direta. Mas para que essas qualidades sejam favorecidas em uma organização é necessário esclarecer objetivos claros e métodos de trabalhos eficazes, alem do mais, seus indivíduos devem ser respeitados tanto em seu aspecto pessoal, quanto profissionalmente.

Em uma equipe os conflitos tendem a ocorrer em menor quantidade do que num grupo. Este fato deve-se ao número menor de pessoas envolvidas, que facilita a comunicação entre seus membros.

Todos sabemos que os seres humanos são um seres únicos, possuem aptidões, valores, cultura, etc. que o tornam diferentes como pessoas e, por conseqüência profissional. Mas, muitos gestores de empresas esquecem-se de tirar proveito dessas habilidades heteróxenas em prol da empresa.

Nos dias de hoje, com a concorrência acirrada que as empresas vivenciam, se faz necessário ter um diferencial que não seja fácil de ser copiado. E umas das possibilidades e criar um ambiente de trabalho agradável, criativo, competitivo, diferenciado para que seus colaboradores possam desenvolver suas atividades, tais como produtos novos, de tal forma que a organização consiga crescer em lucratividade e/ou rentabilidade. Com este tipo de ambiente, é possível proporcionar uma qualidade de vida melhor, o que irá gerar menos conflitos desnecessários e improdutivos.

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Bons estudos!

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