Confira alguns filmes recomendados para quem quer ser jornalista
Produções ajudam a entender melhor como a imprensa funciona.
Por Rodrigo Duarte
Jornalismo é uma das carreiras mais procuradas pelos estudantes que estão saindo do ensino médio e indo para o ensino superior. O curso geralmente aparece entre os mais concorridos nas instituições públicas de ensino. Muitos jovens acabam nutrindo o sonho de se tornar um profissional do ramo das notícias.
Para quem está pensando na carreira, confira alguns filmes que falam sobre o jornalismo:
Boa Noite e Boa Sorte (2006)
O longa se passa na década de 50 e narra o conflito criado entre um âncora de televisão contra um Senador da República que caçava comunistas depois que ele resolve levar ao público uma série de denuncias contra o político. O longa é dirigido e protagonizado por George Clooney, tendo sido indicado ao Oscar na categoria de melhor filme e melhor roteiro.
Zodíaco (2007)
O filme se passa entre as décadas de 60 e 70 e mostra a história de um serial killer que envia cartas encriptografadas para três jornais assumindo assassinatos e ameaçando cometer outros se as cartas não forem publicadas. Uma dupla, formada por repórter policial e um cartunista, decide investigar o caso. O longa aborda os perigos do chamado jornalismo investigativo.
The Post – A Guerra Secreta (2017)
Essa história retrata o caso real vivido pelo jornal The Washington Post no início da década de 70. A empresa que controla o periódico estava prestes e entrar para a bolsa de valores quando recebe dados secretos sobre a Guerra do Vietnã, mostrando que o governo tinha mentido para a população. A partir de então começa um jogo de interesses envolvendo empresários e grandes figurões da política dos EUA, incluindo o presidente do país. E, no meio dessa confusão, um grupo de jornalistas que deseja apenas fazer o seu trabalho.
O Abutre (2014)
O filme aborda a situação de profissionais que trabalham como freelancer e que correm pelas ruas atrás de notícias e fotos que possam ser vendidas. O longa acompanha um personagem que trabalha nessa modalidade, vendendo noticias para jornais que cobrem a editorial policial. Ele começa a filmar e fotografar crimes e acidentes de trânsito. Mas, com o tempo, acabam pegando um caminho mais fácil e começam a fabricar as notícias que serão vendidas. Com isso, o sensacionalismo da imprensa acaba sendo abordado ao longo da trama.