A grande maioria dos especialistas em questões relacionadas ao mercado de trabalho entendem que a capacidade de realizar conexões com colegas é fundamental para garantir oportunidades no futuro. O chamado networking é justamente essa criação de uma rede que poderá ser bastante benéfica para os profissionais.
Muitas pessoas cometem o erro de pensar em networking apenas quando já estão no mercado de trabalho. Mas esse é um trabalho que pode, e deve, começar a ser feito quando as pessoas ainda estão estudando, especialmente quando estiver no ensino superior.
Confira algumas dicas para começar a criar essa rede de relacionamentos ainda na faculdade.
Resumo:
Se destaque dentro da universidade
Existem diversas formas de se tornar um destaque dentro das instituições de ensino, mas a participação intensa nas atividades que acontecem acaba sendo a maneira mais efetiva. Reuniões do Centro Acadêmico, palestras, cursos de extensão, monitoras de disciplinas, participação em projetos de pesquisa, etc. Todas essas são formas interessantes de começar a conquistar o seu espaço.
Participe das semanas acadêmicas
Esses são eventos importantes e tradicionais dentro das universidades e acabam sendo muito interessantes, pois concentram uma grande quantidade de atividades em um determinado período, reunindo alunos, professores e pessoas que trabalham na área.
Conheça seus professores
Comece a enxergar os professores não apenas como aqueles que possuem a autoridade máxima dentro da sala de aula e que detêm todo o conhecimento, e sim como futuros colegas. Procure estabelecer um vínculo fora da sala de aula, procure conhecer as suas linhas de pesquisa e demonstre interesse nos assuntos abordados ao longo da disciplina.
Faça estágios
Não deixe de passar pela universidade sem ter a experiencia de fazer um estágio na sua área profissional. Encare a atividade não apenas como uma forma de conseguir dinheiro, mas como uma experiencia para aprender na prática como funcionam as coisas no mercado de trabalho. O ideal é procurar estágios nas áreas ou nas empresas nas quais o estudante pretende trabalhar quando estiver formado.