O CERN, considerado como o maior laboratório de física de partículas do mundo, está com inscrições abertas para o seu programa de estágios. É neste famoso local, localizado na Suiça, que estão as instalações que permitiram com que fosse descoberta a existência do bóson de Higgs, por exemplo.
De acordo com as informações que foram divulgadas, o programa de estágios oferecido pela instituição tem duração de 8 a 13 semanas, acontecendo de junho a setembro do ano de 2020, período de verão. Os selecionados vão trabalhar em um projeto técnico avançado, em uma equipe experimental.
A bolsa oferecida para este programa de estágio é de 90 francos por dia, o que seria algo em torno dos R$ 380. O valor é destinado para cobrir gastos com alojamento, refeições e seguro de saúde. Além disso, o laboratório também oferece aos aprovados uma ajuda de custos para o pagamento das passagens aéreas de ida e de volta dos estudantes.
Ao longo do programa de estágio os estudantes também participam de aulas de física e uma série de palestras sobre informática aplicada.
Para participar, os estudantes precisam estar matriculados em cursos de Física, Engenharia, Ciências da Computação ou Matemática. É necessário já ter concluído (ou estar prestes a concluir) pelo menos três anos de estudo superior para poder se candidatar. Alunos de mestrado nessas áreas também são elegíveis. Quem já tem título de PhD ou está cursado doutorado não é elegível.
Além disso, é obrigatório que os candidatos tenham proficiência em inglês. As inscrições podem ser feitas através do site do CERN até o dia 31 de janeiro.