A grande maioria das pessoas que trabalham dentro de uma determinada empresa almejam subir de cargo, especialmente em busca de salários mais atraentes. Mas posições de liderança exigem uma série de habilidades de parte dos colaboradores, que estão muito acima do trabalho do dia a dia propriamente dito.
Confira algumas dicas para ser um gestor mais eficiente:
Resumo:
Melhore sua comunicação
Essa é uma habilidade fundamental em qualquer líder, mas que nem sempre acaba recebendo a atenção necessária. O gerente deve ter a capacidade de conseguir comunicar instruções, expectativas e a posição da liderança da empresa para a equipe de uma forma muito clara. A falta de comunicação é um dos grandes problemas das empresas nos dias de hoje. Cave ao gerente também conseguir manter sua equipe sempre bem informada, mas dentro das exigências da política da empresa.
Invista em reuniões produtivas
As reuniões podem se tornar momentos improdutivos dentro da empresa, o que pode trazer sérios problemas no dia a dia. Por isso, é importante que a reunião seja pensada para ser eficiente. Elas não devem durar mais de uma hora, e podem ser dividas em três partes distintas: indicadores de desempenho, progresso quanto a iniciativas e pessoas.
Assuma sempre as responsabilidades pelo processo
Nada mais frustrante para a equipe ter um líder que acaba apenas colocando a culpa nos seus colaboradores e nunca assumindo responsabilidade pelas coisas ruins que acontecem. Os gestores também são os responsáveis por criar metas na organização e criar formas de medir o sucesso da equipe.
Envolva-se e sempre agregue valor
Os gerentes precisam saber os momentos ideais em que eles devem intervir diretamente no trabalho do dia a dia. Geralmente isso deve ser feito quando a equipe está passando por alguma dificuldade, sendo que ele deve utilizar o conhecimento técnico que possui e que, na maioria dos casos, ajudou a ele chegar nesta posição.
Desenvolva os talentos da equipe
Os gestores devem, muitas vezes, assumir o papel de coach. Ou seja, não importa apenas pensar nos objetivos alcançados dentro da empresa, mas também é importante desenvolver o potencial do colaborador em diversas áreas, para que ele consiga melhorar seu desempenho na companhia.