4 dicas diferentes para destacar seu currículo
Confira algumas técnicas para deixar o seu currículo mais visível.
Por Rodrigo Duarte
Em tempos de crise, conseguir qualquer diferencial pode ser a grande diferença em alcançar a tão almejada vaga de emprego ou acabar se tornando apenas mais um candidato frustrado. E como o primeiro contato entre empregador e futuro funcionário geralmente é o currículo, é muito importante que as pessoas aprendem a destacar o seu documento em uma pilha de papéis que serão analisados.
Confira algumas dicas diferentes para quem pretende deixar o seu currículo diferente e mais destacado.
Resumo:
Aposte no incomum
Hoje em dia os recrutadores estão cada vez mais abertos a encontrar coisas diferentes nos currículos, que acabem fugindo um pouco do padrão. Por isso, pode ser interessante tentar fugir um pouco daquilo que todo mundo coloca para encontrar opções mais interessantes. Por exemplo, colocar aquele nome criativo dado para sua tese de conclusão de curso, por exemplo.
Utilize os adjetivos certos e bem posicionados
Muitos candidatos ainda ficam um pouco receosos de colocar alguns adjetivos no seu currículo. Afinal de contas, pode parecer um tanto quanto pretensioso quando as pessoas falam bem de si mesmas. Mas utilizar adjetivos como auto referência são muito importantes. Mas eles precisam estar bem posicionados no currículo e também estar acompanhados de outras informações que acabem ajudando a justifica-lo.
Inclua aqueles hobbys peculiares
Muitas pessoas acabam dedicando boa parte do seu tempo em atividades que são apenas para o seu prazer, o que pode ser chamado de hobby. E os recrutadores estão cada vez mais de olho neste tipo de informação, pois eles podem acabar dizendo muito sobre o próprio candidato. Por isso, não deixe de citar se você se dedica a algum assunto ou tema, mesmo que ele não esteja muito relacionado com a vaga pretendida.
Tente um contato direto com o recrutador
Hoje em dia muitas empresas estão recebendo currículos apenas utilizando plataforma ou e-mails específicos. Mas, em alguns casos, a insistência dos candidatos pode fazer a diferença. Por isso, pode ser interessante tentar encontrar o e-mail pessoal do recrutador, ou seu perfil no Linkedin, e enviar uma mensagem, seja para confirmar o recebimento do currículo ou seja para tentar buscar algum feedback do momento na seleção.