A maior consequência da crise econômica que o Brasil enfrenta é a falta de empregos, por isso conquistar uma colocação no mercado de trabalho é algo muito complicado. Para diversos jovens profissionais a busca por vagas ideais é uma empreitada cada vez mais complexa e frustrante. O que ocorre são muitos envios de currículos, longos processos de candidatura, e o resultado é a não conquista de vagas de emprego.
Para auxiliar neste problema, conheça algumas dicas que irão fazer toda a diferença sobre como se conectar as melhores oportunidades e ser contratado no mercado.
Resumo:
Procure ter cuidado e não atire para todos os lados
Em curto prazo isto pode parecer uma boa estratégia, mas escolher um emprego simplesmente porque foi o que deu certo poderá trazer sérios problemas em um futuro não muito distante. Vale a pena dedicar um tempo para o autoconhecimento, procurando compreender qual o trabalho mais interessante para seu perfil, antes de você começar a mandar currículos.
Procure investir em sua rede de contatos
Caso você esteja procurando por emprego, o mercado precisa saber bem quem é você. Por este motivo, o currículo e o LinkedIn são excelentes alternativas, mas que deixando claro, estando atualizados facilitam seus requisitos, mas não são suficientes. É fundamental que você ative a sua rede e entenda quais são os contatos que poderão lhe ajudar a se conectar com uma ótima oportunidade de trabalho.
Eventos de recrutamento são muito interessantes
Quanto mais interagir e conversar com outras pessoas é mais provável que as oportunidades possam aparecer para você. Além disto, falar de forma direta pelo LinkedIn com profissionais e recrutadores é uma alternativa interessante para criar as devidas conexões.