Força magnética sobre cargas elétricas (força de Lorentz)
A força de Lorentz é a força aplicada por uma partícula que esta carregada eletricamente, sobre um campo eletromagnético. Vejamos a equação da força de Lorentz:
Sendo que F representa a força que foi aplicada na carga puntiforme, pelo campo eletromagnético, E representa o campo elétrico, B representa o campo magnético, q representa a carga elétrica e v representa a velocidade da carga.
Essa força possui algumas características, vejamos cada uma delas:
*Intensidade: para podermos descobrir a intensidade, usamos a seguinte fórmula:
É importante ressaltarmos que a força magnética é proporcional ao módulo da carga elétrica, ao módulo da velocidade de lançamento e também à intensidade do campo magnético. Considerando o Sistema Internacional, temos as seguintes unidades:
Para a força f, a unidade de medida é Newton N, para a carga elétrica q, a unidade de medida é Coulomb C, para a velocidade, a unidade de medida é m/s, e para o campo magnético B, a unidade de medida é tesla T.
De acordo com a figura acima, podemos observar que F é perpendicular a v e B.
*Sentido: o sentido irá depender do sinal da carga elétrica, ou seja, vai depender se ela é positiva ou negativa. Se a carga for positiva consequentemente o sentido da força magnética iram obedecer a regra da mão esquerda, ou seja, o dedo polegar irá indicar a força magnética (F), o dedo indicador indicará o campo magnético (B) e o dedo médio irá indicar o sentido a velocidade.
Já se a carga for negativa consequentemente o sentido da força magnética irá se inverter.
Uma convenção didática para representação de vetores
Para representar um vetor que possui uma direção perpendicular em relação ao plano do papel, existem dois símbolos, vejamos cada um deles e o que eles representam: