Gripe e resfriado são a mesma coisa?
Por Victor Palandi
Gripe e resfriado, comumente, são palavras usadas como sinônimo, mas é importante saber que existem diferenças significativas entre essas duas denominações.
Ambas são causadas por vírus diferentes, mas acabam tendo alguns sintomas bem semelhantes, o que faz com que essas associações equivocadas acabem ocorrendo.
Gripes e resfriados são infecções extremamente comuns, causadas por vírus, seus principais sintomas estão associados a problemas respiratórios como a coriza, tosse e espirros, a forma de contágio é basicamente a mesma, já que são facilmente transmissíveis a outra pessoa pelo ar.
No entanto, de maneira geral, as semelhanças se encerram por aí. Nas próximas linhas, enumeraremos as principais diferenças que você precisará saber na hora de diagnosticar e remediar essas doenças.
Resumo:
Gripe x resfriado
1# – A gripe é uma infecção mais forte que o resfriado, com duração menor, mas com maiores taxas de complicações para problemas pulmonares e cardíacos.
Uma gripe, apesar de não ser uma regra, pode trazer complicações para crianças, pessoas mais velhas ou outras com imunidade baixa. No caso do resfriado é muito raro ele poder trazer qualquer tipo de complicação.
2# – Ambas são infecções respiratórias virais, mas a gripe é causada pelos vírus da família Influenza (existem vários subtipos) capazes de provocarem quadros de gripes de diferentes graus de gravidade.
Já o resfriado pode ser provocado por diferentes vírus como o Rinovírus, Adenovírus, mas a gravidade não será a mesma de um quadro de gripe.
3# – Quanto à febre e aos demais sintomas do paciente, enquanto o resfriado não costuma provocar quadro febril (algumas vezes apenas em crianças pequenas isso poderá ocorrer), no caso da gripe a febre pode ser comum e, muitas vezes, até acima dos 38°C, sobretudo em crianças.
Além disso, na gripe o paciente apresenta um estado um pouco mais debilitado, pois além da coriza, tosses e espirros que também ocorrem no resfriado, no caso da gripe o paciente apresentará dores de cabeça, nas articulações ou por todo o corpo.
4# – A tosse também pode ajudar a diagnosticar qual das duas doenças você está.
No caso do resfriado, a tosse costuma ser seca e mais moderada, enquanto na gripe, a tosse é muito comum e poderá durar vários dias para sarar, principalmente se não for devidamente remediada.
5# – as complicações também são fatores que precisam ser observados em ambos os casos.
Há uma diferença significativa. No resfriado, ele poderá evoluir para uma otite média e para sinusite, mas quando o assunto é a gripe o mais comum é que ela evolua para uma otite média e até mesmo para pneumonia, o que demonstra a necessidade de mais cuidados.
6# – No caso da duração da doença, como já adiantamos no primeiro item, a duração de um resfriado pode ser maior.
Os sintomas como tosse, coriza, podem demorar um pouco mais para serem curados, então, a duração costuma ser de até uma semana, mas não é incomum durar por até 14 dias.
A gripe dura menos. Cerca de 2 a 5 dias com a possibilidade do cansaço ficar por um pouco mais de tempo.