Reino Animalia

Os animais, ou metazoários  formam o Reino Animal – também chamado de Metazoa ou Reino Animalia. Trata-se de seres vivos:

Locomovem-se de forma antero-posterior, além de apresentar tamanho grande, diferente de exemplares de outros reinos,como bactérias e protozoários.

Estruturalmente, o organismo desses seres, como um todo, reúne muitas células, que são tanto especializadas quanto funcionais, que trabalham de forma conjunta, dando forma a, ao menos, duas categorias de tecido:

É importante destacar que tais matrizes, de caráter extracelular, tanto internas quanto externas, podem ser modificadas e adaptadas, de modo a formas um esqueleto, ou uma estrutura de sustentação ao corpo, capaz de promover contração e relaxamento muscular.

Reprodução dos Animais

Animais podem se reproduzir de duas formas:

Sexuadamente

Realiza-se através do ato sexual e fecundação, ocorre da seguinte forma: com a união de gametas masculino e feminino, formam um zigoto, ocorrendo mitoses, para, finalmente, dar origem a um embrião, multicelular. As divisões primordiais são clivagens e o produto desse processo são blastômeros. Quando tal processo de divisões se encerra, temos a clivagem holobástica. Podem ser formados, então, 3 tipos específicos de ovo:

Assexuadamente

Também chamada de clonal, pode ser estabelecida de quatro maneiras distintas:

Uma observação sobre reproduções por meio de fragmentação e fissão: o resultado de tais processos é somente uma parte do organismo, sendo que essa mesma parte é capaz de regenerar todo o ser, o que, ao final, comporá um organismo inteiro.

Pela Web

Sair da versão mobile