Puma, o verdadeiro leão da montanha
Por Victor Palandi
Considerado um dos felinos mais esguios e letais do mundo animal, o Puma é também conhecido pelo nome de leão da montanha, por causa de sua pelagem, que é bem parecida com a dos seus primos africanos.
Esse animal, também conhecido pelo nome de onça-parda ou de suçuarana, é o segundo maior felino que habita as Américas, ficando atrás somente da onça-pintada. Vamos conhecê-lo um pouco mais?
Resumo:
Um caçador formidável
O puma habita boa parte dos três continentes americanos, estando presente desde o Canadá, até a região da Patagônia, no sul do Chile e da Argentina. E é por esse motivo que ele possui uma imensa lista de nomes populares nas diferentes regiões que habita.
Dotado de um porte grande, com 1,55 metro de comprimento, em média, e pesando em média algo em torno de 70 a 85 kg, o puma é um caçador formidável, furtivo e solitário.
Machos e fêmeas não costumam ficar juntos, vagando por imensas áreas de território de caça, se aproximando apenas na época do acasalamento.
Suas presas variam de acordo com a região em que se encontra, podendo ser alguns cervídeos de grande porte como o veado-nobre ou o alce, ou então coelhos, lebres e até pequenos roedores. Lhamas e outros mamíferos também se encontram entre suas presas.
Uma das principais características de comportamento dos pumas é o seu hábito noturno, sendo que normalmente prefere caçar durante a noite.
É por esse motivo, que alguns fazendeiros caçam e matam pumas, já que esses felinos atacam seus rebanhos durante a noite, em busca de alimento fácil.
Esse tipo de conflito de interesse, quando o homem e suas fazendas começam a ocupar o território que antes pertencia ao puma, acaba por levar à morte muitos animais.
Por isso, o puma é hoje um dos felinos de grande porte mais ameaçados de extinção que existe.
Mais próximo do gato doméstico
Com um porte muito parecido ao que apresenta o leopardo, por exemplo, que é considerado um grande felino, o puma é considerado um pequeno felino, ou seja, mais próximo do gato doméstico.
Isso se explica não pelo seu tamanho, mas pelo som que ele emite, já que o puma não é capaz de rugir como os grandes felinos (tigre, leão, onça e leopardo), emitindo apenas um ronronar mais parecido ao de um gato nervoso.
Essa diferença o coloca no grupo dos pequenos felinos, apesar de ter alguns indivíduos com tamanho maior do que o do leopardo, que é o menor dos grandes felinos.