A malária é uma doença causada por um parasita denominado Plasmodium que é transmitido através da picada do mosquito Anopheles. Essa doença é considerada infecciosa. Esse parasita começa atacando o fígado e depois o sangue, causando a destruição dos glóbulos brancos que são responsáveis pelo “ trajeto” dos nutrientes, fazendo com que as pessoas fiquem anêmicas.
Apenas o mosquito fêmea pica o homem, o macho vai atrás das flores e das plantas. Os lugar mais comum para uma pessoa ser picada é em zonas rurais, porém pode acontecer também dela ser picada em casa, perto de jardins, em acampamentos etc.
Uma forma de transmissão dessa doença é através do próprio mosquito, por exemplo, se ele picar uma pessoa que já esteja com malária e depois picar outra, ele estará transmitindo a doença.
Os sintomas podem vir a se manifestar somente um mês após a picada do mosquito.
Os principais sintomas da malária são:
– mal-estar;
– dores no corpo;
– calafrios;
– febres muito alta;
– pele avermelhada;
– delírios;
– fraqueza.
A malária é uma doença que tem cura, porém deve ser tratada rapidamente assim que diagnosticada a doença, pois ela pode causar também um forte desidratação e pressão baixa, e por este motivo causar insuficiência dos rins, convulsões e morte.