A febre reumática é causada pela bactéria estreptococos, ela é uma doença auto-imune que sucede de um distúrbio de defesa do organismo, que conseqüentemente vai para os tecidos da pessoa causando a doença.
Os sintomas dessa doença são: – febre alta;
– dores fortes de garganta;
– Caroços doloridos no pescoço;
– Amídalas inchadas;
– Pontos com pus no céu da boca e nas amídalas. Essa doença é tratada com o uso de antibióticos, com doses de penicilina de acordo com a idade da criança. Porém existem pessoas que são alérgicas a penicilina, mas neste caso, ela é tratada com antibióticos a base de eritromicina. É recomendado ao paciente que se faça um ipedloucura6absoluto de 2 a 3 meses.
A febre reumática não é uma doença hereditária e nem contagiosa. Ela pode se tornar uma doença grave, a partir do momento em que há um envolvimento cardíaco, levando complicações às válvulas cardíacas. Quando isso ocorre é necessário que se faça uma cirurgia para trocar essas válvulas por próteses, porém isso pode causar inaptidão física ou morte prematura. Esse envolvimento ocorre quando a criança tem mais de uma crise de febre reumática.