Para muitas pessoas, não há diferenças entre um jacaré e um crocodilo, mas a grande verdade é que, olhando de perto, se percebe muita coisa diferente entre essas duas espécies tão confundidas pelos leigos.
Vamos descobrir aqui algumas dessas diferenças para esclarecer de uma vez por todas quem é quem nessa história. Portanto, se você também não sabe distinguir um jacaré de um crocodilo, preste atenção!
Resumo:
Parecidos, mas de famílias diferentes!
O que pouca gente sabe, é que apesar de serem parecidos, os jacarés e os crocodilos são de famílias diferentes, já que o primeiro pertence à família Alligatoridae, e o segundo pertence à família Crocodilidae.
A primeira família é composta por oito espécies, que se dividem em quatro gêneros: Caiman (Jacaretinga, Jacaré-de-Papo-Amarelo e Jacaré-do-Paraguai), Paleosuchus (Jacaré Anão e Jacaré-Coroa), Alligator (Jacaré-Americano e Jacaré-da-China) e Melanosuchus (Jacaré-Açu).
Já a segunda família é composta por 14 espécies, que se dividem em três gêneros: Crocodylus (o mais popular, com destaque para o gigantesco Crocodilo-de-água-salgada), Osteolaemus (Crododilo-Anão) e Tomistoma (Gavial-Falso).
Diferenças básicas entre o jacaré e o crocodilo
Fisicamente, é possível identificar esses animais apenas pelas diferenças anatômicas apresentadas por cada família.
Os jacarés apresentam o focinho mais largo e com formas mais arredondadas, ao passo que os crocodilos apresentam a cabeça mais comprida, e o focinho mais afilado.
Os dentes dos crocodilos são perfeitamente alinhados, sendo que os superiores acompanham os inferiores e vice-versa. Nos jacarés, isso não ocorre.
No ventre, os crocodilos apresentam escamas com poros glandulares, o que não aparece no ventre dos jacarés.
Tamanhos do jacaré e do crocodilo
Normalmente, se tem em mente no imaginário popular, que um crocodilo seja maior do que um jacaré, e essa informação, no contexto geral, não está incorreta, já que o maior reptil do mundo é um crocodilo, o crocodilo-de-água-salgada.
No entanto, há algumas espécies de jacaré que apresentam tamanho maior do que algumas espécies de crocodilo.
Um exemplo claro disso é o jacaré-açu, que é um dos maiores representantes da família Alligatoridae, que é maior do que o crocodilo-anão, por exemplo.
No entanto, normalmente, a maior parte das espécies de jacarés é menor do que a maior parte das espécies de crocodilos.
No Brasil
Apesar do que algumas pessoas possam acreditar, não há crocodilos no Brasil, onde somente jacarés são vistos, especialmente em regiões como o Pantanal e a Floresta Amazônica.
As espécies mais famosas de jacarés brasileiros são também duas das mais ameaçadas de extinção que existem: o Jacaré-de-Papo-Amarelo e o Jacaré-Açu.