Cuidados com seu animal de estimação
Por Victor Palandi
Para crescer feliz e saudável seu animal precisa de carinho, atenção e cuidados especiais. É uma tarefa bem complicada nos dias de hoje: dar atenção especial com tanta coisa para fazer ao mesmo tempo, não é mesmo? Mas são necessários alguns cuidados especiais quando o assunto é o bem-estar do animal e de toda a família.
Todo cuidado é pouco quando o assunto é doença. Muitas delas são transmitidas dos animais para o homem e vice-versa. É o que denominamos de Zoonose.
Seu pet, com tantas mudanças climáticas, também pode contrair uma doença conhecida como Tosse dos Canis. Essa doença é muito parecida com a nossa gripe e deve ser tratada para que não se transforme numa doença mais grave.
Resumo:
O que é Tosse dos Canis?
Tosse dos Canis é uma doença que se manifesta em cães causada por três agentes infecciosos, sendo uma bactéria de nome Bordetella bronchiseptica e por dois vírus Parainfluienza e Adenovírus, agindo de forma isolada ou em combinação.
Quais os sintomas da Tosse de Canis?
Os principais sintomas observados da doença são tosse seca e contínua, parecendo que animal está engasgado. Você, certamente, já ouviu alguém dizer a seguinte expressão: “Que tosse de cão”! É bem semelhante à tosse que do ser humano quando está com faringite, dor de garganta. Essa tosse provoca no animal a expectoração de uma espuma branca, parecida com a secreção do ser humano.
No animal causa a sensação de desconforto e irritabilidade. Ele pode piorar com a realização de esforços como corridas ou qualquer outro tipo de brincadeira ou exercício.
Além disso, outros sintomas como falta de apetite, coriza, secreção nos olhos e febre também podem ocorrer em casos mais desenvolvidos da doença.
Se a doença não for tratada a tempo, o seu animal pode contrair doenças mais graves como a broncopneumonia e a pneumonia levando-o a morte.
Como prevenir a contaminação da Tosse de Canis?
É uma doença altamente contagiosa, portanto animais sadios em contato com animais infectados podem contrair a doença. Daí o nome de Tosse dos Canis, pois a contaminação passa rapidamente de cão para cão, como num canil. Se mais de um animal estiver com sintomas da doença, provavelmente, todos estarão com a doença.
Essa doença é mais comum nos meses de frio, mas como vivemos em constante variação climática o cuidado é necessário a todo o tempo.
Como prevenir a Tosse dos Canis
A prevenção da Tosse dos Canis é por meio da vacinação contra a gripe (Bronchi-guard ou Bronchi-shield) tomando duas doses iniciais e repetidas anualmente com a vacina múltipla e antirrábica. A vacina pode ser tomada a partir dos dois meses de vida. É muito importante que todo ano o seu pet seja vacinado como reforço e prevenção a doença.
Tratamento para a Tosse dos Canis
O tratamento deve ser realizado por um profissional especializado, médico veterinário, se sua confiança.
Somente um médico veterinário poderá diagnosticar a doença e medicar de forma adequada o seu animal.
O tratamento muitas vezes é à base de antibiótico, anti-inflamatório e xarope para a tosse. Deixe seu animal longe do frio, do vento e de lugares úmidos.
Tratar do seu animal é sinal de amor e de respeito!