Você deve estar acompanhando o rompimento de duas barragens, na cidade de Mariana, em Minas Gerais, não é mesmo?
Ocorrido no início deste mês, o acidente provocou danos humanos e materiais imensuráveis.
No entanto, o que já é desastroso, pode se tornar um problema ainda maior.
Isso porque, a lama que foi produzida durante o acidente pode se tornar extremamente tóxica para o ambiente.
Toneladas de lama provindas de uma mineradora estão no local.
O posicionamento da empresa diz que a lama não é tóxica, mas há informações a respeito que contrariam o prognóstico feito pela equipe técnica da mineradora.
Nas próximas linhas, faremos uma análise mais contundente a cerca desses danos e do que está sendo especulado a respeito. De todo modo, independente das informações procederem ou não, o cenário, por si só, já assusta.
Resumo:
Por que a lama despejada em Mariana poderá trazer ainda mais danos ao local?
1# – Minério de ferro – Ao todo, estima-se que foram despejados aproximadamente 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro no local.
Esse material é composto, sobretudo, por sílica e ferro.
2# – O que dizem os especialistas – Na avaliação de especialistas a respeito do assunto, os riscos em torno do acidente não são diretamente em relação aos seres humanos. Mas indiretamente será. Pois os danos previstos para a natureza podem se estender ao longo de milhões de anos.
3# – Afetando a agricultura – Com os desastres ao solo no local, a agricultura se tornará imprópria, ficando impossível de ser praticada por ali.
4# – Fauna e a flora – Também no caso da fauna e da flora, assim como os rios do local, poderão ser afetadas com essa lama tóxica despejada na natureza.
5# – Danos químicos no entorno da barragem – Em relação aos danos químicos no entorno da barragem, existe o risco de desestruturação química do solo e isso pode ocorrer não apenas pela presença do ferro despejado, mas também por outros metais secundários que são descartados durante o processo de mineração.
O excesso de ferro nesse solo possuirá resíduos químicos fora do comum, que poderão alterar o ph da terra.
6# – Impactos físicos em relação ao meio ambiente – Outro fator que pode ser bastante prejudicial ao meio ambiente, diz respeito aos danos físicos que esse desastre poderá causar.
E isso poderá ocorrer devido ao excesso de lama que foi despejado. Independente da sua composição, existe o temor de que as nascentes sejam soterradas, devido à quantidade de lama que ficou no local.
Com esse impacto nos recursos hídricos, também haverá um grande problema para a fauna da região, sobretudo em relação aos peixes e demais seres vivos que fazem parte da cadeia alimentar dos rios.
7# – Retirar a lama – O que os especialistas indicam é a necessidade de se fazer um levantamento rápido do impacto causado ao meio ambiente. Além disso, retirar a lama é uma necessidade urgente. Escavações precisarão ser feitas para que a situação não se agrave.