Animais em Extinção – um perigo para os ecossistemas
Por Victor Palandi
As nossas matas e florestas estão sendo derrubadas e queimadas pela ação do homem. Os rios e o ar que respiramos estão poluídos pelas ações e produtos químicos despejados por nós, no habitat dos animais silvestres.
O Brasil é um país privilegiado pelas suas florestas tropicais. A maior floresta tropical é a Floresta Amazônica. Além dela, temos a Mata Atlântica, a Floresta das Araucárias e a Mata dos Cocais.
Em todas essas florestas e matas vivem milhões de espécies de animais silvestres e plantas que são usadas para a fabricação de remédios. Muitos animais estão indefesos devido a caça, a poluição e a devastação do habitat natural. Animais silvestres são caçados e capturados do seu habitat natural para a venda ilegal.
Por todos esses motivos os animais de várias espécies deixam de existir; é o que entendemos por extinção dos animais.
Resumo:
Espécies brasileiras ameaçadas de extinção
Atualmente, pesquisas revelam que cerca de 627 espécies brasileiras estão ameaçadas de extinção pelos fatores que já mencionamos. Essas espécies são o Peixe-Boi, a Jaguatirica, a Tartaruga-oliva, o Tamanduá-bandeira, o Cervo- do- pantanal, o Lobo-guará, a Onça-pintada, o Mico-leão-dourado, a Onça-parda, a Tartaruga-de-pente, e a Ararinha azul.
Atualmente, poucos animais dessas espécies ainda sobrevivem em cativeiro e participam do programa de reprodução coordenado pelo IBAMA (Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) a fim de que o animal se reproduza fora do seu habitat natural permitindo a preservação da espécie.
Espécies ameaçadas no mundo
Não é só no Brasil que os animais sofrem com a ação do homem, mas no resto do mundo também.
Em vários países a caça intensiva e a poluição que destrói o habitat natural dos animais são os motivos para a extinção, que com o passar do tempo deixam de ser reais, e tornam-se apenas parte da história em fotos nos livros.
Cada país possui suas leis de proteção e de conservação dos animais. Muitas nações permitem a caça e a pesca em locais apropriados. Muitos caçadores ajudam custeando e conservando essas áreas reservadas.
Na África, os animais que estão em extinção são o Chimpanzé e o Gorila. Na Ásia, o Orangotango, o Tigre, o Urso Panda, o Panda Gigante, o Panda Vermelho, o Leopardo das Neves e o Rinoceronte de Java. Nos Estados Unidos cerca de 614 espécies estão ameaçadas pela perda do habitat, além de outros motivos. Alguns desses animais se recuperam lentamente da extinção como: o Bisão (Búfalo Americano), Linces, Cágado do Deserto, Lobo Cinzento e a Coruja Pintada do Norte, entre vários outros.
Sugestões de passeio e leitura
Passeio: pelo Zoológico de São Paulo, pelo Museu de Zoologia, pelo Aquário de São Paulo. Faça uma visita para conhecimento de novas espécies e apreciação de nossos animais.
Leitura para adultos:
O “Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção”- último levantamento sobre espécies animais em risco realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Leitura para crianças:
- A Reforma da Natureza – Coleção Monteiro Lobato
- Procura-se! Galeria de Animais Ameaçados de Extinção
- De olho na Amazônia
- De olho na Mata Atlântica
- Passarinhos do Brasil: Poemas que voam