O organismo humano possui um bem elaborado sistema imunológico que a todo o tempo vai produzir células de proteção chamadas de anticorpos.
Os anticorpos vão atuar na defesa, sendo responsáveis pelo combate a todo e qualquer tipo de organismo estranho que possa fazer mal à saúde física e mental do indivíduo.
Quando o organismo entra em contato com algumas substâncias, mesmo que elas sejam inofensivas, o corpo as identifica e muitas vezes pode não aceitar o tipo de substância. Nesse caso, as células de defesa vão rejeitá-la e partir para o ataque. Esse “embate” é um processo de reação alérgica.
Para você entender de forma mais próxima como isso ocorre, observe que algumas pessoas reagem alergicamente ao pólen, à poeira, ao veneno de insetos, a alguns alimentos e medicamentos.
Em alguns casos, por conta de uma maior sensibilidade, as crises de alergia podem ser mais frequentes.
Resumo:
Quais os sintomas da crise alérgica?
Os principais sintomas das crises alérgicas podem ser coriza, espirros, nariz entupido, olhos e nariz avermelhados. O nariz entupido também é um sintoma de reação alérgica.
Quando a crise é de cunho respiratório, até mesmo a tosse pode ser um sintoma. Em outras situações, há chiado no peito e falta de ar. Em situações mais graves, algumas regiões do corpo ficam inchadas.
Tipos mais frequentes
Alimentar: o indivíduo começa a passar mal quando ingere alguns tipos de alimento. Ovos, frutos do mar, alimentos que contêm leite e glúten são alguns dos casos mais observados.
Pele: existem vários tipos de crises alérgicas na pele quando ocorre o contato com substâncias externas. As mais conhecidas e comentadas são: eczemas, dermatites de contato e urticárias. Em todos esses casos ocorre muita vermelhidão e aquela incômoda coceira na pele.
Medicamentos: nesse tipo de alergia, quando a pessoa utiliza algum medicamento ocorre uma reação química e o corpo pode apresentar rapidamente os sintomas como coceira, inchaço e outras dores. Pode levar à morte.
Insetos: logo que um inseto aplica sua picada é perceptível uma mudança na região afetada. A pele pode ficar inchada, há coceira e vermelhidão na região atingida pelo inseto.
Animais: a alergia não é especificamente em relação ao animal, mas ao pelo diferenciado que ele apresenta. Podem ocorrer espirros, tosse, nariz entupido e escorrendo; e olhos, garganta e nariz avermelhados.
Todos os indivíduos que sofrem com algum tipo de reação alérgica devem rapidamente procurar o médico. O especialista vai analisar o caso, observar a causa e agir com medicação específica. Outros procedimentos também são recomendados para evitar esse tipo de problema. Com a medicina cada vez mais avançada, já existem testes e tratamentos que apontam preventivamente os principais cuidados com quem sofre desse tipo de problema.
E aí, você possui algum tipo de alergia? Já sabe quais os procedimentos a serem adotados? Quais os principais cuidados que você adota para evitar esse tipo de problema? Compartilhe conosco!