(1867 – 1912)
Engenheiro, fabricante de bicicletas, aeronauta e inventor americano nascido em Millville, Indiana, um dos famosos irmãos Wright. Inicialmente fabricantes de bicicletas, ele eo irmão Orville Wright, desde jovens, interessaram-se pela aeronáutica, e na primeira máquina que construíram, inspirada em observações das aves, já aplicaram o princípio dos três eixos de movimento vertical, lateral e horizontal que influiria na indústria aeronáutica posterior.
No início do século XX, projetaram vários planadores. Segundo um diário que mantinham, os irmãos Wright realizaram um vôo sustentado e controlado com o Flyer I, aeroplano com motor de 12 cv (1903), em Kitty Hawk, Carolina do Norte, o que seria o primeiro vôo de avião da história. Neste local hoje existe o Wright Brothers National Memorial, administrado pelo National Park Service. O diário registrava mais três vôos com o mesmo aparelho, e um com outro (1905). Os irmãos tentaram em vão vender o aparelho ao Exército dos Estados Unidos (1905), ao governo francês (1906) e a um grupo de industriais. Foram à Europa (1907), onde prosseguiram as negociações em torno do invento, e no ano seguinte realizaram experiências públicas.
Daí em diante, tiveram grande sucesso. Só dois anos depois que o Exército americano aceitou o aparelho dos irmãos Wright (1909), e o governo dos Estados Unidos passou a considerá-los inventores do aeroplano, questão sobre a qual há controvérsias, já que para brasileiros e franceses a primazia documentada cabe a Alberto Santos-Dumont. Wilbur e Orville divulgaram o aeroplano na Europa e na América, e num dos vôos Orville sofreu grave acidente. Wilbur morreu em 30 de maio, em Dayton. Seu irmão Orville que nascera em Dayton, Ohio (1871) e morreu na mesma cidade (1948).