Salvador Dalí

Pintor espanhol nascido em Figueres, Catalunha, na Espanha, o mais famoso e polêmico artista da pintura surrealista. Desde cedo revelou talento para o desenho e sua personalidade excêntrica.

O pai, um tabelião, mandou-o a Madri para estudar na Escola de Belas-Artes de San Fernando, da qual seria expulso anos depois. Na capital espanhola fez muitas amizades no mundo intelectual e começou a desenhar suas primeiras obras, que já traziam sua marca: uma ambígua sensação de irrealidade, que se acentuaria com o tempo.

Orientado pelo pintor catalão Joan Miró, transferiu-se para Paris (1928) e aderiu ao movimento surrealista. Foi por essa época que conheceu a mulher do poeta Paul Éluard, Gala, sua futura companheira e modelo, e ganhou fama internacional a partir de sua primeira exposição (1933).

Em função de uma vida social repleta de provocações e excentricidades e sua postura apolítica, foi expulso do grupo surrealista.

Durante a segunda guerra mundial, radicou-se nos Estados Unidos, perto de Hollywood, só regressando à Espanha após o término da guerra. Exteriormente, alternou a pintura com o desenho de jóias e a ilustração de livros.

Em Figueres foi inaugurado o Museu Dalí (1974) e depois da morte de Gala (1982), sua atividade artística entrou em decadência progressiva até sua morte, na sua cidade natal.

As obras mais famosas de Salvador Dalí:

Autorretrato com L’Humanité, 1923

A persistência da memória, 1931

Comienzo automático de un retrato de Gala, 1933

El espectro del sex-appeal, 1934

O sono, 1937

Metamorfose de Narciso, 1937

O enigma sem fim, 1938

Tristão e Isolda, 1944

A tentação de Santo Antônio, 1947

Retrato de Pablo Picasso en el siglo XXI, 1947

Galatea das esferas, 1952

Pela Web

Sair da versão mobile