Rudolf Christian Karl Diesel
Por Redação
Engenheiro e inventor alemão nascido em Paris, França, filho de pais alemães, que, especializado na construção de máquinas, inventou (1889) e patenteou (1892), o motor de combustão interna, o motor Diesel. Viveu a infância em Paris (1858-1870) até que sua família foi forçada a se mudar para a Inglaterra (1870) devido à eclosão da guerra franco-prussiana. De Londres viajou para Augsburgo, onde prosseguiu os estudos, completados na Universidade Técnica de Munique, onde se revelaria notável pesquisador. |
Iniciou suas atividades profissionais como colaborador do técnico em refrigeração Carl von Linde (1842-1934) e a partir de estudos de Termodinâmica desenvolvidos por Linde e a pedido deste, construiu diversas máquinas motrizes. Dedicando-se ao desenvolvimento de um motor de combustão interna que se aproximasse ao máximo do rendimento teórico proposto pelo físico francês Sadi Carnot, desenvolveu a idéia que mais tarde resultaria no motor diesel (1890). Com o patenteamento da invenção (1892), publicou uma descrição teórica e prática de seu mecanismo no livro Theorie und Konstruktion eines rationellen Wärmemotors (1893), expondo suas idéias e propondo a construção de um motor para funcionamento de acordo com seu ciclo térmico, a partir do motor de combustão interna inventado por Nikolaus Otto e usando a mistura ar-combustível, barateando os custos de operação.
O motor Diesel transformou-se em uma máquina motriz rentável tanto do ponto de vista do preço do combustível por litro, como no rendimento. Sucesso na Europa, emigrou para os Estados Unidos (1900), e instalou o primeiro motor diesel comercial em St. Louis (1898), nos EEUU. Porém no Novo Mundo seu desenvolvimento para atender caminhões e locomotivas foi insignificante até que expiraram suas patentes originais (1913). Boicotado, decepcionado e arruinado voltou para a Europa e morreu afogado ao cair ao mar durante uma travessia do canal da Mancha, de Antuérpia para Londres, para alguns puro suicídio. Além de notável teórico da mecânica foi homem de ampla cultura, foi conhecedor de arte e pesquisador de questões lingüísticas e das teorias sociais da época.