Engenheiro suíço nascido em Berna, cujo substituiu radicalmente o uso de alvenaria por concreto armado na construção de pontes em arco. Após estudar no Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, em Zurique, onde formou-se me engenharia estrutural (1894), trabalhou em várias firmas privadas de engenharia, inclusive colaborando com o engenheiro francês François Hennebique, antes de criar sua própria empresa.
Ele construiu sua primeira ponte em arcos em Zuoz, Suíça (1901), cujos arcos surpreenderam os engenheiros da época por sua suavidade, delicadeza e beleza estética.
Seu sistema estava baseado em uma integração de arco, da pista de rolamento e da viga mestra curando e trabalhando como uma única estrutura monolítica, resultando em uma grande atração estética e grande redução de custos de construção.
Por mais de 40 anos ele continuou embelezando os Alpes suíços com uma grande variedade de eficientes e graciosos arcos, entre eles os mais famosos foram os da Ponte de Schwandbach, em Schwarzenburg, conhecido com uma verdadeira obra de arte da moderna engenharia civil.
Também construiu muitas outras estruturas, inclusive vários fábricas e armazéns na Rússia (1912-1919). Arruinado temporariamente pela Revolução russa, ele voltou à Suíça para retomar sua carreira e recuperar-se financeiramente, de onde não mais saiu até que morreu em Genebra.