Raymond Fernand Loewy
Por Redação
Industrial e projetista francês nascido em Paris, naturalizado americano (1938), considerado o pai do moderno projeto industrial. Perdeu os pais enquanto servia como oficial no exército francês durante a Primeira Guerra Mundial e, entristecido, mudou-se para a América (1919) onde começou trabalhando como ilustrador e desenhista de moda, mas logo mudou para desenhos de máquinas.
Dez anos depois já era conhecido como notável desenhista de uma grande variedade de produtos como carros, eletrodomésticos como rádios, refrigeradores, lâmpadas e escovas para dentes, automóveis, ônibus, trens, navios e edifícios, e muitos logotipos para empresas. Projetou vários modelos de carros Studebaker e o famoso refrigerador Sears (1934). Também projetou o avião presidencial americano e o interior do Concorde francês.
Em seus trabalhos também incluem-se os projetos para a New York World’s Fair (1939-1940) e o interior de espaçonaves para a NASA, como no projeto Skylab dos anos 70. Autor de The Locomotiva It’s Esthetics mudou-se para o Principado de Mônaco (1981), onde morreu cinco anos depois, aos 92 anos. |