Bioquímico e principal cientista britânico do ICRF, um dos laureados com o Prêmio Nobel de Medicina (2001) juntamente com seu colega britânico Paul Nurse e o estadunidense Lee Hartwell, pelo descobrimento das ciclinas, as proteínas que regulam a ação das CDK, e de sua degradação no momento da divisão celular, um mecanismo que é essencial para a regulação do ciclo celular. B.A. pela University of Cambridge (1964) e Ph.D. pela University of Cambridge (1965-1968), desenvolveu pós doutorado na Albert Einstein College of Medicine, New York, e no Department of Biochemistry, University of Cambridge.
Juntou-se ao Imperial Cancer Research Fund (1990), passando a principal cientista do Clare Hall Laboratories do ICRF (1991). Em suas pesquisas descobriu que as ciclinas são degradadas periodicamente no ciclo celular, num processo importante para o controle desse ciclo. Descobriu a primeira ciclina no começo dos anos 80 e assim as denominou porque os níveis dessas proteínas variam periodicamente durante o ciclo.
A descoberta da ciclina, feita em ouriços-do-mar do gênero Arbacia, foram um resultado de sua descoberta de que essas proteínas são degradadas periodicamente durante o ciclo celular. Essa degradação é um importante mecanismo de controle do ciclo. |
Posteriormente, descobriu ciclinas em outras espécies. Hoje, cerca de dez ciclinas diferentes já foram encontradas em humanos.Com vários artigos publicados sobre suas pesquisas, já conta com muitas honrarias e prêmios como Fellow of the Royal Society (1991), Foreign Associate of the US National Academy of Sciences (1991) e o Abraham White Scientific Achievement Award of the George Washington University (1993).