Júlio Prestes de Albuquerque

Júlio Prestes de Albuquerque foi o último presidente eleito dentro da república velha ou primeira república, porém não chegou a assumir o cargo devido a revolução de 1930.

Biografia Resumida

Nasceu em Itapetininga (SP) em 15 de março de 1882 e morreu em São Paulo (SP), em fevereiro de 1946 aos 63 anos de idade.

Se formou na faculdade de Direito de São Paulo em 1906, se tornando advogado. Casou-se com Alice Viana, teve três filhos.

Carreira Política

Eleição

Nas eleições Julio Prestes obteve uma vitória esmagadora sobre Getúlio Vargas, recebeu 1.115.377 votos contra 782.663 de Getúlio Vargas, mas não tomou posse.

Revolução de 1930

A indicação de Julio Prestes para sucessão presidencial, causou insatisfação entre as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais, que ficou conhecida como política do café com leite (acordo firmado entre São Paulo e Minas Gerais pela alternância no cargo de presidente da República). Em agosto de 1929 os mineiros rompem com os paulistas e formam a Aliança Liberal, composta por Minas e Rio Grande do Sul, que tinham como candidato Getúlio Vargas para a presidência e João Pessoa para vice presidente. Com a vitória de Prestes nas eleições de 1930, os oposicionistas ganharam força alegando fraude nas eleições e com isso a junta militar consegue depor Washington Luis, antes de Prestes assumir o cargo, abrindo caminho para a posse de Getúlio Vargas.

Exílio

Após a deposição de Washington Luis, Julio Prestes se exila em Portugal onde passou a escrever poesias e apoiar a Revolução de 1932. Em 1934 retorna ao Brasil. Em 1946 se torna um dos lideres e fundadores da União Democrática Nacional (UDN), vindo a falecer no mesmo ano.

Bibliografia

SOUZA, Worney. A República e a História dos Presidentes do Brasil. São Paulo: Discovery Publicações, 45-46 p.
https://www.ebiografia.com/julio_prestes/


Autor: Patrick da Silva Medeiros
Graduado em História pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Pela Web

Sair da versão mobile