O cientista inglês Isaac Newton (1642-1727) foi o descobridor e formulador da “Lei da Gravitação Universal”. É, por isso, considerado um dos principais intelectuais de toda a história da humanidade. Publicou trabalhos nas seguintes áreas do conhecimento:
- Mecânica;
- Astronomia;
- Física;
- Química;
- Matemática;
- E, até mesmo, alquimia.
Foi responsável por elaborar a teoria sobre o cálculo infinitesimal e possui tratados sobre Teologia.
O nascimento de Newton ocorreu no dia 25 de dezembro em uma aldeia inglesa. Seu nascimento foi difícil, pois era prematuro; logo seu pai veio a falecer e ele teve de mudar para a casa de sua avó, com apenas 2 anos.
Não foi um aluno brilhante no colégio e seu principal interesse era por atividades manuais em geral. Chegou a fazer um moinho de vento em miniatura e um sofisticado quadrante solar, de pedra. Esse último faz parte do patrimônio da Sociedade Real de Londres. Aos 14 anos faz seu retorno ao lar materno.
Finalmente entra na Universidade – Trinity College, parte do complexo da Universidade de Cambridge – e no ano de 1665 se torna Bacharel em Artes. Um de seus melhores amigos, o mestre Isaac Barrow, o instiga a desenvolver sua aptidão natural para a matemática.
Assim, durante o tempo em que mora na casa da mãe desenvolve os seguintes estudos, que formam as bases de sua epistemologia:
- Leis básicas da Mecânica;
- Estudo de corpos celestes;
- Lei fundamental da gravitação universal;
- Métodos de cálculo integral e diferencial;
- Inicia experiências sobre ótica.
Continuaria aprofundando todas essas impressionantes descobertas ao longo de toda sua vida. No ano de 1667, se volta para a vida acadêmica e vai lecionar na cadeira de Isaac Barrow, tornando-se sucessor de seu grande mestre.
Em 1684, o brilhante astrônomo Edmund Halley fez uma visita a Newton com o objetivo de discutir as teorias de Kepler. Ao perceber que Newton havia elaborado uma formulação teórica, a que chamava de “Lei da Gravitação Universal”, Halley, fascinado diz que Newton precisa publicar seu estudo e que ele próprio seria seu mecenas, financiando a publicação da obra. Daí, nasce “Philosophiae Naturalis Principia Mathhematica”, publicado em 1687.
Outros trabalhos científicos de autoria de Isaac Newton:
- Method of Fluxions, 1671;
- Opticks, 1704;
- Arithmetica Universalis, 1707;
- The Chronology of Ancient Kingdoms Amended, 1728.
Ao longo de sua vida, se tornou uma personalidade de extremo destaque entre os ingleses. Ficou rico ao investir bens na bolsa de Londres. No ano de 1699, a Rainha Ana o nomeou para o cargo de diretor da Casa da Moeda. Foi parlamentar por dois mandatos e, em 1703, foi o mais votado para a presidência da Royal Society, que reunia os pensadores mais renomados daquele tempo. Foi correspondente internacional para centros de conhecimento importante, como a Academia Francesa de Ciências. Dois anos depois, em 1705, a Rainha lhe nomeia “Sir” e Newton, assim, foi o primeiro cientista a deter tal reconhecimento.
Morre em Londres na data de 20 de março de 1727, com um funeral cheio de honras e pompa. Seu alaúde foi levado por 6 parlamentares, até chegar à Abadia de Westminister, que detém até hoje seus restos mortais. No local, há uma estátua, com o emocionante epitáfio: “Superou os seres humanos pelo poder do pensamento.”