A literatura espanhola aponta que o pai de Huáscar havia se casado com uma irmã. Por meio dessa relação, teve esse primeiro filho. Já com a filha de um líder de Quito, deu origem a Atahualpa. Já existem outros pesquisadores que alegam os dois filhos serem descendentes de mulheres comuns, estando em pé de igualdade para a assunção ao trono.
O pai de Inti Cusi Huallpa Huáscar morreu por uma doença similar à peste. No império Inca, seu próximo primogênito seria Ninan. A história revela o quanto esse último era treinado para a guerra política, sem medo e equilibrado para a função. Por ironia das voltas que o mundo dá, Ninan também morreu com a doença de Huayna dias depois. Nem chegou a assumir o reino. Nesse contexto, o próximo eleito seria Huáscar, que não estava muito interessado em assumir o Império. O fez, mas a contragosto. Foi instruído e educado para tal fim. Sabia dos costumes e crenças, mas gostava mesmo de modelar prata e outros metais.
Muito afável, pouco gostava de expansão de domínios ou a disputa da política. Deixou que muitas decisões do Império fossem tomadas pelos conselheiros e sacerdotes.
Resumo:
Queda do Império
Reza a lenda que Athaualpa teria buscado inspirações junto a um senhor barbudo e com rosto estranho que morava perto da costa. A guerra entre os irmãos foi violenta, sem precedentes naquela área, com fogo sendo ateado nas áreas em que se estocavam as colheitas. Muitos foram decapitados ao longo desses embates.
Alguns historiadores revelam que Huáscar ainda teve que sobreviver a uma invasão protagonizada pela Espanha. Em seguida, teria se refugiado na floresta amazônica e mantido a resistência em relação aos espanhóis. Muitos estudiosos e pessoas que vivenciaram aquele período defendem a tese de que o meio irmão Athaualpa encomendou o assassinato de Huáscar. O corpo nunca teria sido encontrado e não há relatos comprovados sobre a sua morte.