Engenheiro americano nascido em Greensburg, Ind., que trabalhando no U. S. Department of Agriculture, publicou importantes resultados de estudos desenvolvidos sobre perda de carga em canais de irrigação (1915) e em condutos de madeira, de aço e de concreto (1916), cujas expressões de cálculo até hoje gozam de grande reputação nos Estados Unidos.
Filho de Orland e Helen (Strong) Scobey, estudou engenharia civil na University of Colorado, em Boulder (1898-1899), na Stanford University, California (1900-1901) e na University of California, em Berkeley (1918-1921). Foi desenhista (1901-1906) no City Engineer’s Office, Denver, Colorado, desenhista e topógrafo na Colorado Fuel and Iron Co. (1902), officeman na Union Pacific Railroad (1904) e officeman na chefia do escritório de engenharia da St. Louis Rocky Mountain and Pacific Railroad, Raton, New Mexico (1904-1906). Depois (1906-1911) trabalhou no escritório de engenharia da E.D. Shepard e Cia., Raton, New Mexico, como superintendente da Raton Water-Works, da Raton Ice Co. e da Raton Fuel Co. e, também, como superintendente de construção para a Nevada Construction Co.
Também trabalhou como engenheiro de escritório para a San Luis Southern Railroad, Blanca, Colorado, e como engenheiro de irrigação para Imperial Water Companies, em Imperial Valley, California, e como agente especial para o U.S. Census Bureau’s Census of Irrigation, Colorado. Então (1911), aceitou o convite para trabalhar como engenheiro de irrigação e pesquisador para o Department of Agriculture, onde ele pode se dedicar a pesquisas sobre a capacidade de transporte de canais, principalmente a partir dos coeficientes de fricção de Kutter e de Manning, chegando a elaboração de fórmulas exponenciais para escoamento em tubos [ J = k . (vm/Dn)], publicada pelo Department of Agriculture.
Com seu colega Samuel Fortier publicou um importante trabalho sobre o comportamento dos escoamentos de água em função da presença de sólidos em suspensão e da natureza do revestimento das paredes [Fortier, Samuel, and Scobey, Fred C. 1926. “Permissible Canal Velocities,” Transactions, American Society of Civil Engineers, Vol 89, Paper No. 1588, pp 940-984], que se tornou a base teórica para o projeto de canais: o famoso método da máxima velocidade admissível (1926). Morreu no dia 19 de julho (1962).