Engenheiro, inventor e oficial inglês da Royal Air Force nascido em Earlsdon, distrito de Coventry, Warwickshire, West Midlands, que projetou e construiu o primeiro motor turbojato (1937), cuja primeira patente registrou (1930) e teve um outro modelo patenteado posteriormente (1937). Filho mais velho do mecânico Moses Whittle e de Sara Alice, que compraram a Leamington Valve and Piston Ring Company, em Leamington Spa (1916). Entrou para o Leamington College (1918), onde adquiriu o gosto pela astronomia e engenharia de aviação.
Entrou (1922) para a Royal Air Force, a famosa RAF, para estudar pilotagem no RAF College, em Cranwell. Diplomado como piloto de esquadrão (1928), defendendo a tese Future Developments in Aircraft Design, e recebeu o Andy Fellowes Memorial Prize for Aeronautical Sciences. Serviu como piloto de testes (1931-1932). No verão seguinte (1932) entrou para o curso de engenheria da RAF Henlow como membro do Peterhouse College, Cambridge, onde recebeu o First no Mechanical Sciences Tripos (1936).
Ainda em Cambridge começou a projetar equipamentos mecânicos para aeronaves e resolveu se dedicar a projetos de aeronaves na própria RAF. O primeiro jato britânico foi construído (1941), e durante a guerra esteve em Boston para auxiliar a General Electric (1942). Retirou-se da RAF (1948), foi nomeado Cavaleiro (1976), tornou-se research professor n U.S. Naval Academy, Annapolis, Maryland (1977), foi premiado com a Order of Merit (1986) e morreu (1996) em Columbia, Maryland, U.S. Foi casado (1930-1976) com Dorothy Mary Lee, com quem teve dois filhos e divorciou-se para um novo casamento (1976) desta vez com Hazel Hall.